Pelo menos 43 pessoas morreram devido às inundações que atingiram nos últimos dias várias províncias do Irão, segundo um novo balanço anunciado esta quarta-feira pelas autoridades locais.

Em 19 de março, após a primeira vaga de inundações, pelo menos dez pessoas morreram no norte do país, segundo autoridades locais, contudo a esse número somaram-se mais 33 vitimas mortais nas províncias do sul e do oeste desde 25 março, indicou a Cruz Vermelha iraniana.

O guia supremo, ‘ayatollah’ Ali Khamenei, apresentou condolências às famílias das vítimas e apelou aos responsáveis para tudo fazerem para acelerar a ajuda e as compensações financeiras.

As inundações ocorrem quando o Irão celebra o ano novo persa, o Noruz, o que terá atrasado os trabalhos de socorro devido ao facto de muitos funcionários estarem de férias.

Um comité nacional de gestão de crise foi ativado esta segunda-feira pelo Governo.

Estas inundações, de uma magnitude rara num país conhecido pela sua aridez, afetam sobretudo o oeste e o sul.

Vinte das 31 províncias foram atingidas e algumas aldeias foram evacuadas, enquanto cerca de uma centena registam cortes de eletricidade e água. Numerosas estradas ficaram cortadas devido às inundações e deslizamento de terras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR