Rádio Observador

Smartphones

Como encontrar o smartphone, mesmo que esteja em silêncio

1.546

Não sabe onde é que deixou o telemóvel? Pior, está em silêncio por isso não o consegue ouvir? Tanto os Android como os iPhone têm truques para os poder encontrar.

Esta ferramenta funciona com todos os sistemas Android, mesmo que tenham funcionalidades próprias do fabricante

Duas coisas são comuns para qualquer pessoa que tem um telemóvel: muitas vezes partem-se, como canta Conan Osiris, e mais vezes ainda perdem-se. Chamada para o encontrar. “Quem sabe, pode estar debaixo da almofada do sofá”, pensamos. Problema: está em silêncio. Nada tema, há formas que podem ajudar a encontrar os smartphones, e funcionam tanto com dispositivos com sistema operativo Android, os mais comuns, como também com o iOS, o dos iPhone.

Como funciona com cada sistema operativo?

Telemóvel é Android? Por exemplo, um Samsung Galaxy, um Huawei, um Sony Xperia ou um Xiaomi

Abrir o browser num computador ou smartphone.

Abrir o site https://www.google.com/android/find?u=0.

Iniciar a sessão com a conta Google registada no telemóvel (por norma é a principal do Gmail).

Depois, é aberta uma página que diz “Find My Device” (encontrar o meu dispositivo) com um mapa. Aqui pode ver onde está o smartphone e tem várias opções: pôr o telemóvel a tocar (mesmo que esteja em silêncio, vai funcionar); bloquear o aparelho e terminar a sessão na conta Google; ou, para casos mais extremos, apagar remotamente todo o conteúdo que está no dispositivo.

Atenção: Para poder utilizar esta ferramenta do Android, o smartphone tem de ter uma conta Google ativada no dispositivo (a tal com que vai aceder no “Find My Device”); nas “definições” em “segurança e localização” ter ativado o acesso à localização pelo Google.

O telemóvel é um iPhone? 4, 5, 5s, SE e etc., convém é ter o iOS atualizado

Abrir o browser num computador ou noutro iPhone.

Abrir o site iCloud.com/#find.

Iniciar a sessão com a sua conta do iCloud.

4º No topo, escolha que dispositivo quer encontrar.

Depois de carregar, tem três opções: “reproduzir som” (mesmo que esteja em silêncio, funciona); “Modo Perdido”, que bloqueia o smartphone e pode emitir no ecrã uma mensagem personalizada; e apagar todo o conteúdo do iPhone.

Caso o smartphone tenha sido roubado e quem o fez já tenha conseguido repor todas as definições, estas medidas não vão funcionar. Nestes casos, o melhor a fazer é avisar a polícia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)