A empresa construtora de automóveis alemã Daimler anunciou esta quinta-feira o fim da produção das viaturas Smart na fábrica de Hambach, França, que passam a ser fabricadas na China em parceria com a Geeley a partir de 2022.

A fábrica localizada em França vai passar a desempenhar “um novo papel na produção internacional da Mercedes Benz” e vai passar a produzir uma viatura elétrica de topo, acrescentou a construtora sublinhando que os 800 postos de trabalho não estão ameaçados.

Trata-se de um novo capítulo na história do Smart“, disse Dieter Zetsche, presidente da Daimler desde 2006, numa mensagem publicada na conta que mantém na rede LinKedIn.

A empresa chinesa Geely, cujo proprietário Li Shufu é desde 2018 o acionista principal da Daimler, e a construtura alemã “vão constituir uma empresa” que vai permitir a “expansão do Smart” como veículo elétrico.

Além da fábrica de Hambach, em França, os Smart são também produzidos numa unidade situada na Eslovénia.

Em maio de 2018 a Daimler já tinha anunciado o investimento de 500 milhões de euros destinados à produção, em Hambach, de um novo modelo elétrico da Mercedes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR