Ole Gunnar Solskjær foi anunciado oficialmente como treinador do Manchester United para as próximas três épocas. O norueguês era treinador interino do clube desde dezembro de 2018, quando substituiu José Mourinho na sequência dos maus resultados do treinador português.

“Mais do que performances e resultados, o Ole traz experiência, como jogador e como treinador, um desejo de dar oportunidades aos jovens e uma profunda compreensão da cultura do clube”, afirmou o presidente do Manchester United, Ed Woodward, justificando a contratação. “Os fãs e todos no clube o apoiam [ao Ole Gunnar Solskjær] e esperam que ele nos leve até onde precisamos de ir e nos ajude a construir a próxima fase da nossa história”, acrescentou Woodward.

O treinador mostrou-se agradecido pela oportunidade: “Desde o meu primeiro dia, senti-me em casa. Foi uma honra jogar pelo Manchester United, e ainda mais começar a minha carreira como treinador no clube”. Ole Gunnar Solskjær jogou como avançado no clube inglês entre 1996 e 2007, marcando 126 golos em 366 jogos.

O primeiro trabalho como treinador foi precisamente nas reservas do Manchester United, orientando depois os galeses do Cardiff, entre 2013 e 2014, e os juniores dos noruegueses do Clausenengen, clube no qual iniciou a carreira futebolística. Solskjaer chegou aos ‘red devils’ proveniente dos noruegueses do Molde, que treinava desde 2015 e que já tinha orientado entre 2011 e 2013 — conquistando o bicampeonato em 2011 e 2012 e vencendo a Taça da Noruega em 2013.

Desde que assumiu a liderança do Manchester United ganhou 14 jogos e empatou dois, em 19 partidas. Em dezembro, Mourinho deixara o clube no sexto lugar da Liga inglesa, a 11 pontos do quarto classificado — o último que dá acesso direto à Liga dos Campeões –, mas o United está agora a dois pontos desse lugar, ocupado pelo Arsenal, única equipa a vencer no campeonato os ‘red devils’ sob a orientação de Solskaer. Na Liga dos Campeões, o Manchester United está nos oitavos de final, após eliminar o Paris Saint German.

Mourinho deixou o clube após duas épocas e meia, em que conquistou os títulos da Taça da Liga inglesa, da Supertaça de Inglaterra e da Liga Europa na época de estreia (2016/17). O técnico português levou ainda o clube ao segundo lugar do campeonato na época passada, depois de ter sido sexto na estreia. O último título de campeão do Manchester United remonta a 2013, na última temporada sob o comando do histórico técnico escocês Alex Ferguson.