A Volkswagen tem no seu primeiro carro de competição eléctrico, o I.D. R, um verdadeiro ‘papa-recordes’. Depois de vencer a rampa americana Pikes Peak, onde foi o mais rápido não só entre os eléctricos mas também à geral (incluindo os veículos com motor a gasolina), tendo ainda alcançado novo recorde, o I.D. R aponta agora à China e à estrada de Tainmen, a conhecida Estrada para o Céu.

3 fotos

De acordo com a agenda desportiva do I.D. R, o protótipo da Volkswagen deverá tentar bater este ano o recorde em Nürburgring, a retorcida pista Alemanha, algures durante o Verão, para depois em Setembro rumar às 99 curvas dos 11 quilómetros de Tainmen.

O traçado começa a 200 metros acima do nível do mar, para terminar a 1.519 metros de altitude. E se ainda não há um recorde formal do percurso, a Volkswagen faz questão de começar com o pé direito. Isto porque a Range Rover já foi parar ao céu, mas pelas escadas. Mais precisamente 999, com uma inclinação a 45º.

Ao volante estará o habitual piloto do I.D. R, Romain Dumas, não existindo mais detalhes sobre as especificações do modelo para mais esta rampa, sendo de esperar que as suas afinações estejam mais próximas das usadas em Pikes Peak do que das previstas para Nürburgring. Entretanto, como já houve pilotos que enfrentaram a Estrada para o Ceú, ainda que a andar mais de lado do que em frente, veja aqui como tudo acontece num carro de drift.