O novo Kia ProCeed é o automóvel familiar dos tempos modernos: combina estética e conforto, tecnologia e factos curiosos. Cinco, mais precisamente, que pode ficar a conhecer.

1. Não é um familiar convencional

O KIA Proceed parece-lhe familiar? Se parece, parece bem. Porque é, efectivamente, um automóvel familiar. Mas se não parecer, não estranhe: os automóveis que nos habituámos a considerar familiares costumam dar prioridade ao espaço em detrimento da estética. O KIA ProCeed não — está dentro da categoria shooting brake, género que combina as linhas arrojadas dos coupés com o conforto das carrinhas familiares.

2. Inspira-se, indirectamente, em carroças do século XIX

As shooting brakes originais eram carroças que, no final do século XIX, transportavam caçadores, respectivos cães e arsenais. A expressão, que une o acto de shooting [disparar] da caçada ao brake [travão], dispositivo com que se travava o ímpeto dos animais, foi recuperada décadas mais tarde, quando os construtores de automóveis quiseram criar carrinhas mais baixas, de linhas desportivas, e se inspiraram no formato dessas mesmas carroças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. A marca é coreana, mas o design é europeu

A KIA é uma marca sul-coreana com mais de 70 anos de história que, curiosamente, até começou por fabricar bicicletas. Mas este ProCeed, tal como acontece com o Ceed, é desenhado e fabricado na Europa. Aliás, o nome Ceed explica-se por isso mesmo: é um carro para a comunidade europeia com design europeu. Community of Europe/European Design. Ceed.

4. Tem a maior garantia da Europa

Os responsáveis pela KIA confiam tanto na qualidade de construção deste ProCeed que, tal como acontece com todos os modelos da marca na Europa, oferecem uma garantia de 7 anos. Sim, leu bem, 7 anos, 84 meses, sensivelmente 2557 dias. A garantia não tem limite de quilómetros nos primeiros 3 anos (150 mil nos quatro restantes), é integral, gratuita e transfere-se para outros proprietários — em caso de venda do carro — desde que o veículo siga o seu habitual programa de manutenção. Ou seja, desde que o estime.

5. Está carregadinho de tecnologia inovadora

É inegável: o ProCeed faz jus ao duplo sentido da expressão modelo. Porque é bonito, desfila bem em qualquer estrada. Feito de curvas e feito para as curvas. E brilhante, literalmente brilhante, graças às luzes LED que se integram na sua silhueta. Mas onde ele brilha ainda mais alto é na tecnologia. Pelo ecrã táctil de 8 polegadas passa todo o tipo de informações: mapas, trânsito, radares, boletim meteorológico, lugares de estacionamento, postos de combustível mais próximos. Mas a tecnologia do ProCeed não é, simplesmente, informativa. Também torna a condução mais segura: auxilia no estacionamento, na prevenção de colisões, no controlo de velocidade ou na manutenção na faixa de rodagem, por exemplo. Porque, lá está, é um familiar. E a segurança da família importa.