Quando o Golf foi apresentado em 1974, poucos acreditavam que estivesse à altura de substituir o mítico Carocha, o mais popular dos veículos da Volkswagen. Tanto mais que as formas de hatchback (cinco portas com traseira quase vertical) não eram muito vulgares na época.

Compacto de dimensões mas muito habitável, surpreendentemente ágil, rápido e divertido de conduzir, a primeira geração do Golf surpreendeu o mercado e conquistou-o. E, desde então, foram mais seis gerações de um modelo que cada vez ir surgindo maior, mais potente e mais popular, ou não fosse ele o mais vendido na Europa e um dos que mais vende no mundo, onde já transaccionou mais de 35 milhões de unidades.

Em média, são vendidos mais de 777.000 Golf por ano, com a VW a reclamar um ritmo de um novo Golf em cada 41 segundos, o que é um valor muito respeitável, ou não fosse um dos veículos mais emblemáticos e rentáveis, para o fabricante alemão.

O primeiro Golf era “curto” de potência, como aliás era habitual na época, pois até a versão mais desportiva, a GTI, extraía apenas 110 cv, sendo considerada na altura uma “bomba infernal”. Mas os tempos mudaram e a necessidade de emoções também, pelo que o Golf dos nossos tempos, passados 45 anos, tem versões com 310 cv e fala-se que a próxima geração, a 8ª, pode chegar aos 400 cv.

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