O português Onofre Costa assumiu esta segunda-feira o departamento de comunicação da FIFA, sucedendo no cargo ao francês Fabrice Jouhaud, anunciou o organismo que rege o futebol mundial. De acordo com a FIFA, Onofre Costa, antigo responsável pela comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), iniciou esta segunda-feira funções em Zurique. Fabrice Jouhaud liderava a comunicação da FIFA desde agosto de 2016.

Onofre Costa, de 45 anos, assessorou o atual presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino, nas eleições para o organismo vencidas pelo antigo secretário-geral da UEFA, em fevereiro de 2016, depois de ter liderado a comunicação da candidatura do ex-futebolista português Luís Figo ao mesmo cargo, tendo também integrado a comunicação da candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial2010.

Licenciado em Direito, foi jornalista da RTP. Depois tornou-se gestor do projeto na sociedade Euro2004, antes de assumir a direção de comunicação da FPF. Desempenhou ainda funções no comité de media da UEFA e, recentemente, era consultor de comunicação de várias entidades portuguesas e estrangeiras.

“Damos as boas-vindas a Onofre na direção, enquanto expressamos a nossa sincera gratidão a Fabrice pelos anos de bom trabalho e desejando-lhe sucesso nos desafios futuros”, lê-se no comunicado da FIFA. Uma das primeiras tarefas de Onofre Costa será a preparação do congresso eleitoral da FIFA, marcado para 5 de junho, em Paris, onde Infantino será reeleito, sem oposição, para um novo mandato de quatro anos.

A FIFA descreve o português como um “experiente executivo, com larga experiência na área administrativa no mundo do futebol”.