Estados Unidos da América

Uma mulher de 61 anos deu à luz bebé de filho gay nos EUA

3.207

Cecile Eledge é o nome da avó norte-americana de 61 anos que deu à luz a própria neta para ajudar o filho gay e o marido a construírem família com óvulos da irmã.

Cecile Eledge, de 61 anos, depois de dar à luz a neta

Ariel Panowicz/El País

Cecile Eledge tem 61 anos e tornou-se mãe e avó ao mesmo tempo ao oferecer-se para ser barriga de aluguer e dar à luz a bebé do seu filho gay, Matthew Eledge, e do seu marido, Elliot Dougherty. A decisão da norte-americana foi tomada há dois anos, por iniciativa da própria avó, com o objetivo de cumprir o sonho do filho e do marido de construir uma família.

O início do processo causou algumas dúvidas ao casal, que achava que não seria possível avançar uma vez que Cecile já tinha entrado em menopausa há dez anos. Os médicos responsáveis pelo caso acabaram por apurar que a mulher tinha as condições necessárias para iniciar a gravidez, tendo sido apenas necessário fazer alguns tratamentos hormonais.

Ainda assim, como conta o El País, os médicos alertaram para os riscos associados à idade, desde possíveis problemas pulmonares, coágulos de sangue e também para uma forte probabilidade de o parto ter de ser realizado por cesariana. No entanto, foi mais fácil do que se esperava: a avó engravidou na primeira tentativa e teve uma gravidez normal.

Este foi um processo que, de acordo com o relato do jornal espanhol ABC, se desenvolveu na sua totalidade no seio familiar: recorrerem à fertilização in vitro, unindo os espermatozóides do filho Matthew, aos óvulos da irmã de Elliot, Lea Yribe, que os ofereceu ao irmão.

O casal passou anos a poupar dinheiro para realizar este processo, que rondou os 40 mil dólares (36 mil euros). A bebé, Uma Louise Dougherty-Eldge, nasceu no dia 25 de março, saudável e de parto natural, algo que os próprios médicos não esperavam que fosse possível.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)