“O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, vai ter uma nova edição especial de apoio às vítimas do ciclone Idai em Moçambique. Todos os lucros da venda do livro, que custa 13,30 euros, e respetivos direitos de autor vão reverter para a missão de assistência da Cruz Vermelha Portuguesa.

Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, que apoia esta edição exclusiva da Porto Editora, acredita que esta “é uma maneira mais de tornar efetiva a ética da responsabilidade, que José Saramago defendia como norma fundamental de convivência”, citou a editora num comunicado divulgado esta quarta-feira. Vasco Teixeira disse esperar que com esta iniciativa o Grupo Porto Editora, onde é administrador e diretor editorial, possa “dar mais um contributo para que quem está no terreno possa dar a melhor ajuda. Perante a dimensão da catástrofe, o envolvimento de todos é fundamental”.

O livro vai estar à venda a partir desta quinta-feira, 4 de abril

Publicado pela primeira vez em 1997, pelo Pavilhão de Portugal e pela Assírio & Alvim, “O Conto da Ilha Desconhecida” (concluído por Saramago a 27 de abril desse ano) narra a história de um homem que procura um barco para navegar até a uma ilha que ninguém sabe existir. Cheio de “otimismo e perseverança”, nas palavras da Porto Editora, foi reeditado em diversos momentos para apoiar o trabalho da Cruz Vermelha em países afetados por catástrofes naturais, como El Salvador ou Colômbia.

O livro chega às livrarias na quinta-feira, mas já pode ser adquirido em pré-venda na Wook, na livraria online da Bertrand e em breve no site da Fnac.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR