Brexit

Das relações comerciais ao “regresso dos sogros”: Christine Lagarde e o impacto do Brexit

Em entrevista à RTP, que será transmitida esta quarta-feira, a diretora-geral do FMI admite que Portugal é um dos países mais expostos à saída do Reino Unido da UE (e recorda uma piada).

YOAN VALAT/EPA

Christine Lagarde não deixou de reforçar que em termos económicos o Brexit é uma “questão muito grave”, mas um dos momentos que marca a entrevista que concedeu à RTP, que vai ser transmitida esta quinta-feira, é uma piada da diretora-geral do FMI, que parte do exemplo dos britânicos que vivem em Portugal. “Um bom amigo meu dizia: ‘Meus senhores, tenham receio do regresso dos vosso sogros’. Imagina se todos os reformados do Reino Unido que vivem em Portugal, tivessem agora de regressar para o Reino Unido? Todos os sogros voltariam..”, disse.

Segundo a diretora da instituição com sede em Washington, Portugal é um dos países mais expostos à saída do Reino Unido da União Europeia. Christine Lagarde afirma que o país “não está inteiramente protegido porque há muito comércio entre Portugal e o Reino Unido, e têm uma grande atividade de serviços, que é o turismo, e é amplamente aberto ao Reino Unido”.

O ministro britânico Stephen Barclay referiu esta quinta-feira que não exclui a hipótese de o Reino Unido participar nas eleições para o Parlamento Europeu, que vão decorrer entre 23 e 26 de maio. “Ter eleições europeias três anos depois de o país ter votado a favor de uma saída seria prejudicial para a nossa política como um todo”, disse Barclay ao parlamento.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

Inês Domingos

Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas

FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)