Síria

Italiano sequestrado na Síria há três anos foi libertado

O empresário italiano esteve sequestrado por um grupo ligado à Al-Qaida. Chegou a aparecer num vídeo, acompanhado por um terrorista e pedindo ao Governo italiano que impedisse a sua execução.

SANA HANDOUT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O italiano Sérgio Zanotti, que estava sequestrado na Síria há cerca de três anos, foi libertado e vai regressar a Itália nos próximos dias, afirmou esta sexta-feira o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

Sérgio Zanotti, um empresário da região de Brescia, de 56 anos, foi sequestrado em abril de 2016, quando efetuou uma viagem de negócios à Turquia, perto da fronteira com a Síria.

“Sérgio Zanotti está em bom estado geral de saúde. Depois de uma complexa atividade de inteligência, investigação e diplomacia, levada a cabo de uma maneira sinérgica, conseguimos a sua libertação”, disse Giuseppe Conte.

O primeiro-ministro considerou que foi um “grande sucesso” das instituições italianas envolvidas na operação, em especial da Agência de Informação e Segurança Externa do país.

Durante o tempo em que esteve sequestrado por um grupo ligado à Al-Qaida, Sérgio Zanotti surgiu em dois vídeos, o último dos quais em maio de 2017 e o primeiro alguns meses antes.

O refém surgiu nos vídeos, vestido com uma túnica, a pedir a intervenção do Governo para impedir a sua execução, enquanto atrás dele estava um homem, encapuzado e armado.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições Europeias

Não há eleições europeias /premium

João Marques de Almeida

O parlamento europeu serve sobretudo para reforçar o poder dos grandes países, cujos partidos dominam os grupos políticos e, principalmente, as comissões parlamentares se fazem as emendas legislativas

Política

O caso Berardo e o regresso a Auschwitz

Luís Filipe Torgal

A psicologia de massas, manipulada pelos novos cénicos «chefes providenciais», vai transfigurando a história em mito, crendo num «admirável mundo novo», depreciando a democracia, diabolizando a Europa

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)