Banca

Presidente de banco sueco demite-se após escândalo de branqueamento de capitais

Presidente de um dos principais bancos suecos, o Swedbank, anunciou a demissão. Lars Idemark foi envolvido recentemente num escândalo de branqueamento de capitais no valor de 4 mil milhões de euros.

Lars Idemark vai ser substituído pela vice-presidente do banco, Ulrika Francke

VALDA KALNINA/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O presidente de um dos principais bancos suecos, o Swedbank, anunciou esta a sua demissão devido a um escândalo de branqueamento de capitais na Estónia em que a instituição bancária está envolvida.

“Decidi que a melhor opção é abandonar o cargo de presidente do Swedbank imediatamente”, afirmou em comunicado Lars Idemark, que será substituído pela vice-presidente, Ulrika Francke.

Em fevereiro foi revelado na televisão pública sueca (SVT) que cinquenta clientes do Swedbank fizeram transações suspeitas num valor total a rondar os quatro mil milhões de euros nos países bálticos entre 2007 e 2015 para contas do Danske Bank, o maior banco Dinamarquês, no centro deste escândalo financeiro.

As autoridades da Estónia e dos EUA abriram investigações sobre a legalidade das transações suspeitas.

O Swedbank tem 7,3 milhões de clientes privados e 600 mil clientes corporativos, principalmente na Suécia e nos países bálticos, embora também esteja presente na Dinamarca, na Noruega e nos Estados Unidos. Este banco sueco obteve um lucro operacional de 2.550 milhões de euros no ano passado.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Moda

Deixar a gravata em casa /premium

Maria João Marques

O mundo financeiro perdeu a aura de conservadorismo e confiança – de que os fatos e gravatas, se possível botões de punho e, sempre, sapatos de atacadores ou fivela eram a regra – com a crise de 2008.

Finanças Públicas

Como evitar um 4º resgate? /premium

Paulo Trigo Pereira

Portugal necessita de mais doze anos (três legislaturas completas) de crescimento económico e de finanças públicas quase equilibradas para sair da zona de risco financeiro em que ainda se encontra.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)