O SUV da marca sueca XC60 e a carrinha V60 são, muito provavelmente, dos melhores veículos da Volvo. Mas isso não impede o construtor de querer elevar ainda mais a fasquia. E quando se trata de dar mais músculo a uma versão, nada melhor do que recorrer aos técnicos da Polestar.

A Polestar evoluiu de uma época em que concebia versões desportivas da Volvo para marca independente, estando a desenvolver modelos eléctricos e híbridos plug-in, respectivamente o 1, 2 e 3. Mas sempre que é chamada a colaborar com a casa-mãe, a Polestar não se furta e lá aparece a dar uma mãozinha.

Desta vez, tratou de apimentar o XC60 e a V60, que figuram entre os modelos mais respeitados do fabricante nórdico. E para agradar ainda mais aos condutores exigentes, em busca de emoções mais fortes, recorreu a uma versão especial do motor T8 Twin Engine, que em condições normais associa um motor 2.0 Turbo a gasolina, com 303 cv, a outro eléctrico com 88 cv, fornecendo um total de 392 cv.

Depois da Polestar se “interessar” pelo T8 Twin Engine, este passou a fornecer 420 cv, o que em veículos relativamente mais ligeiros, como o XC60 e a V60, especialmente quando comparados com o mais encorpado XC90, deverá proporcionar um dinamismo muito interessante. Para já, há a garantia que os 100 km/h passam a ficar para trás em menos de 5 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR