Os chineses da Contemporary Amperex Technology (Catl) começam a transformar-se num dos fornecedores de células de baterias para veículos eléctricos mais apetecidos. E só há uma forma de conseguir este estatuto, especialmente para um fabricante de acumuladores recente e sem grande tradição: conseguir maior densidade energética ou custos mais reduzidos.

Primeiro, foi a decisão de avançar para uma fábrica de baterias na Alemanha, reagindo a um estímulo do Governo germânico destinado a atrair a produção de baterias de que a indústria local tanto necessita, para ser competitiva. Em Erfurt, a apenas 120 km de Zwickau, onde a Volkswagen vai fabricar os seus eléctricos sobre a plataforma MEB, além do Seat el-Born e do Audi Q4 e-tron, a Catl tinha pensado inicialmente montar uma linha capaz de gerar 14 GWh de baterias por ano. Numa questão de meses, com a procura a disparar por parte da BMW, Mercedes e Volkswagen, os chineses já estão a apontar para 100 GWh em 2025, valor notável, sobretudo comparado com os 35 GWh actuais da Gigafactory, com Musk a apontar para 100 GWh a prazo.

Fabricar baterias em quantidade e com preços competitivos é bom para o negócio, mas é forçoso investir em tecnologia para conseguir acumuladores melhores do que a concorrência. Se a média do mercado, em termos de densidade energética, se situa entre 200 e 220 Wh/kg, com a Tesla/Panasonic a atingir 247 Wh/kg, a Catl anunciou ter atingido num protótipo 304 Wh/kg, um salto importante que certamente os clientes do fabricante chinês vão acompanhar com a maior atenção. Isto porque a uma maior densidade corresponde menos peso e menores custos, ou mais capacidade e maior autonomia. Ou a mistura ideal entre estas vantagens.

A Catl já tinha mencionado valores na casa dos 300 Wh/kg em meados de 2018, o que foi acolhido com compreensível desconfiança. Mas tudo indica que, desta vez, há mais “sumo” associado à notícia. Porém, tem ainda de passar da fase de protótipo à produção e revelar a necessária estabilidade, evitando incêndios, tanto mais que o incremento será conseguido à custa de um cátodo de níquel enriquecido.

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