Apoiantes do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva manifestam-se este domingo, em pelo menos 16 países, na data que marca um ano da prisão do antigo governante, segundo o Partido do Trabalhadores (PT). Alemanha, Amesterdão (Holanda), Austrália, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suécia, Suíça e Uruguai são os países anunciados na página da internet do PT como palco de protestos contra a prisão de Lula da Silva.

O Partido dos Trabalhadores informa ainda que a Campanha ‘Lula Livre’ vai transmitir as manifestações através da plataforma Youtube, num programa que terá 12 horas de duração.

As manifestações dentro e fora do Brasil vão denunciar o caráter político da prisão do ex-Presidente Lula. Quando foi preso, ele era o primeiro colocado nas sondagens para as eleições de 2018. O juiz que comandou as investigações e condenou Lula foi Sergio Moro que, atualmente, é ministro de Jair Bolsonaro, o maior beneficiado pela prisão de Luiz Inácio Lula da Silva”, sustenta o PT no seu ‘site’.

No Brasil estão marcados atos em pelo menos 17 capitais de estados, sendo que Curitiba, cidade onde o histórico líder do PT se encontra preso, será um dos locais que mais manifestações receberá neste domingo, onde está também marcada uma vigília.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É domingo, dia 07! Todos às ruas para defender a liberdade de Lula! Em Curitiba, caravanas de todo o país chegam à Vigília ‘Lula Livre’ para um grande ato contra a prisão sem provas do maior Presidente da História do Brasil”, refere a página da rede social Facebook de uma das organizações do evento.

Na programação divulgada está planeada uma caminhada a partir das 07h00 (hora local, 11h00 em Lisboa), do Terminal Boa Vista até o prédio da Polícia Federal, em Curitiba.

“Vamos ‘pra’ rua. Presidente Lula, vamos provar a sua inocência. Essa caminhada vamos fazer juntos. Vamos ocupar as ruas de todo o Brasil e lutar pela soberania, pela liberdade de Lula, contra a reforma da Previdência e pela democracia”, anunciou a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, citada na página do partido.

As concentrações estão a ser organizadas por movimentos sociais, políticos e partidos ligados à esquerda. Em Portugal, estão marcados atos pró Lula em Lisboa e em Coimbra. Na capital portuguesa, o evento decorrerá na Praça Luís de Camões, entre as 16:00 e as 19:00, e é organizado pelo ‘Coletivo Andorinha’. Já em Coimbra, a concentração está marcada para o mesmo horário do ato em Lisboa, e realizar-se-á na Praça 8 de Maio.

O antigo governante cumpre uma pena de 12 anos e um mês na sede da Polícia Federal, na cidade de Curitiba. Foi condenado num processo por receber um apartamento como suborno em troca de beneficiar contratos da construtora OEA com a petrolífera estatal Petrobras.

Já em fevereiro, Lula da Silva foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão num caso em que a Justiça Federal considerou-o culpado de crimes de corrupção ligados a uma quinta em Atibaia.