Apostada em tornar a vida de quem lhe compra os veículos mais fácil, a BMW concentra-se em satisfazer sobretudo os vivos. Tudo indica que, no processo, desenvolve tecnologias e soluções que deixam os fantasmas de cabelos em pé e causam apoplexias aos zombies.

Pelo menos, é esta a conclusão de um filme produzido pela marca bávara para promover a condução autónoma, em que, com algum humor, um BMW sem condutor se desloca por uma estrada secundária, sem marcações e coberta por um manto de nevoeiro. Mesmo quando um zombie surge repentinamente à sua frente, o carro pára antes de o atropelar, evitando assim mandá-lo desta para melhor (pela segunda vez). A surpresa acontece quando o morto-vivo se prepara para atacar o condutor e descobre que não está ninguém ao volante.

O vídeo, que publicamos abaixo, serve para promover os avanços da tecnologia autónoma da BMW, conhecida por D3, ou seja, Data-Driven Development, que visa tornar possível um veículo deslocar-se do ponto A para o B sem ninguém ao volante, apoiando-se apenas em muito hardware e ainda mais software.

Segundo a marca alemã, uma frota de BMW autónomos desloca-se um pouco por todo o lado, recolhendo informações do trânsito, dos outros veículos, da estrada e ruas das nossas cidades, de forma a alimentar o sistema que irá substituir o condutor. No processo, o construtor espera reunir informações de mais de 5 milhões de quilómetros em condições reais de utilização, que irão de seguida gerar mais 240 milhões de quilómetros em simulador.

Nesta fase de colecta de dados, o sistema D3 regista 1,5 terabytes de informação todos os dias, possuindo mais de 230 petabytes de capacidade, que é tratada no centro de investigação na Alemanha, mais precisamente no Autonomous Driving Campus, localizado em Unterschleissheim, próximo da sede da marca, em Munique.

A BMW já prometeu que o SUV iNext iria ser capaz de fornecer condução autónoma de Nível 3 quando for lançado no mercado, em 2021. Até que o sistema esteja capaz de infernizar a vida (a pouca que lhes resta) a fantasmas e zombies, vai ser necessário esperar um pouco mais…