Jair Bolsonaro oficializou hoje a demissão de Ricardo Vélez Rodríguez, o até agora Ministro da Educação do governo brasileiro. O ministro foi demitido pelo Presidente numa reunião na manhã desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, tendo oficializado a mudança na sua conta oficial de Twitter. Bolsonaro agradeceu a Vélez Rodríguez pelos serviços prestados e apresentou já o sucessor: Abraham Weintraub, doutor e professor universitário. Segundo Bolsonaro, “possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta”.

O novo Ministro da Educação é economista e já trabalhava no Governo brasileiro como secretário-executivo da Casa Civil. É também professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O novo ministro é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Após várias falhas de compromisso tendo em conta o programa estabelecido pelo governo — como a má gestão da compra de livros escolares — ou depois de várias declarações impopulares — Vélez disse, por exemplo, que os brasileiros são “canibais” quando viajam –, Bolsonaro já tinha indicado estar a pensar em demitir o ministro da Educação.

Na sexta-feira passada, por exemplo, o Presidente brasileiro disse que o mais certo era a demissão: “Está bastante claro que  as coisas não estão a funcionar. [Vélez] É uma pessoa honrada, mas está a faltar gestão. Na segunda-feira, vamos tirar a aliança da mão direita, ou vai para a esquerda ou vai para a gaveta”, disse Bolsonaro.

Esta é a segunda baixa do Governo do Presidente Bolsonaro que há cerca de um mês demitiu um antigo aliado e coordenador de sua campanha presidencial, Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR