As sondagens à boca das urnas não indicam, para já, um claro vencedor nas eleições legislativas de Israel. As três primeiras projeções das televisões hebraicas variavam entre o empate técnico e uma ligeira vantagem de Benny Gantz sobre o atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Segundo a CNN, após as projeções, ambos os candidatos reclamaram a vitória.

Três canais de televisão divulgaram resultados diferentes nas primeiras projeções feitas à boca das urnas israelitas, naquelas que são as eleições mais renhidas no país em dez anos — o Canal 13 empatava Gantz e Netanyahu com 36 deputados, o Canal 12 dava uma vantagem de quatro deputados a Gantz (37) e o Canal 11 dava 37 para Gantz e 36 para Netanyahu.

Apesar do susto do início da noite, Netanyahu continua confiante e fez mesmo um discurso de vitória. Benjamin Netanyahu, citado pela edição em inglês do Haarezt, disse debaixo de uma grande ovação: “Esta é a noite de uma grande vitória“.

Já antes disso ambos os lados tinham clamado vitória. A lista Azul e Branco, de Gantz, emitiu um comunicado a reclamar a vitória. “Ganhámos! O povo israelita escolheu! Obrigado aos milhares de ativistas e a mais de um milhão de eleitores. Estas eleições têm um claro vencedor e um claro perdedor”, lê-se no comunicado citado pelo The Guardian. Já o atual primeiro-ministro usou o Twitter para fazer o mesmo: “O bloco de direita, liderado pelo Likud, obteve uma vitória clara. Agradeço aos cidadãos de Israel pela confiança demonstrada. Vou começar a formar, esta noite, um governo de direita com os nossos parceiros naturais”, escreveu no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As urnas abriram às 7h00 (5h00 em Lisboa) para os cerca de 6,4 milhões de eleitores, que vão eleger 120 deputados do Parlamento (Knesset) e se confrontam com a hipótese de Netanyahu, indiciado por práticas de corrupção que devem ser esclarecidas após as eleições, perder o escrutínio.

Champanhe rosa e charutos, um adversário general e uma coligação polémica. Os obstáculos à reeleição do todo-poderoso “Bibi” em Israel

Os resultados oficiais só vão começar a ser divulgados no início da quarta-feira, mas, dado o estado fragmentado da política israelita, o veredicto final poderá demorar alguns dias até ser conhecido. Netanyahu tenta esta terça-feira a quinta reeleição como primeiro-ministro e a quarta consecutiva.

*Em atualização