As vendas no exterior da indústria têxtil e vestuário totalizaram 880 milhões de euros, em janeiro e fevereiro, mais 1,1%, que em igual período de 2018, segundo dados hoje divulgados pela associação do setor. A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal refere que, neste desempenho, Espanha continua a liderar o ‘ranking’ dos principais destinos da produção nacional, com uma quota de 28,7%, mas sublinha que registou um crescimento contido, de apenas 1%.

A Itália reforçou a tendência de crescimento com uma evolução de 3,4%. Apesar do crescimento das vendas no exterior, a associação realça que as importações de têxteis e vestuário registaram “novo aumento exponencial de 13,1%”.

Para aquele cenário, há que contar com o contributo da China com um peso de 76,2% (29 milhões de euros), Espanha com 7,7% (18,5 milhões de euros) e o Paquistão com 61,5% (9,9 milhões de euros). Ainda no que se refere às exportações, os Estados Unidos surgem como o mercado que registou o maior crescimento, 17,8%, o que traduz um aumento absoluto de cerca de 8,9 milhões de euros. De acordo com os dados da ATP, o mercado norte-americano reforça assim o peso de 7% que detém nas exportações do setor.

O Canadá também ganha relevância nas exportações, já que “também registou uma forte subida de 29,9%, ou seja, mais dois milhões de euros que no mesmo período do ano anterior”, refere a associação.

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