O Hospital Garcia de Orta, em Almada, garantiu esta quarta-feira que estão a ser tomadas medidas para combater a falta de médicos na urgência pediátrica, garantindo que o serviço tem mantido a “qualidade”, mesmo funcionando a mínimos, com três especialistas.”O serviço sempre tem mantido a qualidade, mesmo com esta diminuição de recursos. O que tem havido naturalmente é uma sobrecarga de recursos porque são menos, mas a qualidade nunca esteve nem estará em causa”, afirmou o presidente do conselho de administração do hospital, Daniel Ferro.

Em declarações aos jornalistas no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, também a diretora clínica, Paula Breia, explicou que atualmente existem três médicos pediatras na urgência, o número mínimo que permite que o serviço se mantenha em funcionamento. Ainda assim, garantiu que “a segurança será sempre mantida com três médicos”, o que significa apenas que, se fossem mais, “o trabalho seria diluído pelas pessoas e seria menos exaustivo” e explicou que”a qualidade é garantida porque são pessoas do quadro, muitas delas formadas aqui e a qualidade não tem propriamente a ver com o número, mas com a capacidade que se tem para prestar os cuidados”.

A Comissão de Utentes da Saúde do Conselho do Seixal realizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa à porta do Hospital Garcia de Orta, com o objetivo de alertar para a falta de médicos pediatras nesta unidade, que faz com que a urgência desta especialidade “esteja em risco de fechar a partir de dia 13 de abril”. Por outro lado, a administração do hospital disse que estão a ser tomadas medidas para impedir o fecho da urgência, inclusive uma que é transitória, com a contratação de profissionais em regime de prestação de serviços.

Além desta, segundo Daniel Ferro, existem duas outras medidas definitivas, que incluem a integração de “três a quatro pediatras no quadro permanente já em maio” e, posteriormente, o lançamento de um concurso para outros “três ou quatro pediatras”, para que entrem em agosto ou setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, na visão de José Lourenço, da comissão de utentes, os profissionais não estão a concorrer aos concursos lançados pelo hospital devido às condições que são oferecidas. “No caso concreto da pediatria, saíram entre sete a oito profissionais e foi aberto um concurso para três profissionais. Naturalmente que quem está no meio entende que saindo sete ou oito e abrindo um concurso para três, esses três iriam fazer o trabalho dos outros oito”, frisou.

Também o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), João Proença, criticou a administração do hospital por “não conseguir atrair nem fidelizar pessoas para trabalharem no hospital” e que “90% da população médica que trabalha na urgência no Garcia de Orta são de trabalhos temporários”. No entanto, o Garcia de Orta indicou que “a contratação de empresas apresenta neste serviço 2%” e que “não é um drama se no mês de abril for de 3 ou 4%”, visto que se está a “garantir o atendimento com qualidade” na urgência pediátrica.

No final de maio, a Ordem dos Médicos alertou para o “cenário muito grave” da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, avisando que o serviço poderá encerrar alguns dias ou em alguns períodos do mês de abril. Já nessa altura, a administração do Garcia de Orta garantiu estar a tomar medidas, contudo, na semana passada, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alertou que o hospital continuava em “risco de encerrar” a partir de dia 13 de abril, por “falta de médicos”.

Governo afasta cenário de fechar urgência pediátrica do Garcia de Orta à noite