A XI reunião de ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se sexta-feira na capital de Cabo Verde, onde a Praia e a Cidade Velha, na ilha de Santiago, serão consagradas “Capitais da Cultura”.

O encontro ocorre no país que atualmente assume a presidência rotativa da CPLP, com o lema “As Pessoas, a Cultura, os Oceanos”.

Esta reunião ministerial da CPLP será presidida pelo ministro cabo-verdiano da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e contará com a presença dos ministros da Cultura dos nove Estados-membros e representantes de Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Durante este encontro, a cidade da Praia e a Cidade Velha serão consagradas “Capitais da Cultura da CPLP”, até o final do período de vigência da presidência rotativa de Cabo Verde, em 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta consagração resulta da Declaração da Cultura adotada na Cimeira dos Chefes de Estados Membros da CPLP, em julho de 2018.

A declaração da consagração será feita por Abraão Vicente, contando com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais da Praia e da Ribeira Grande de Santiago.

Estarão igualmente presentes os ministros da Cultura dos Estados Membros da CPLP e outros participantes no evento.

O programa da cimeira conta ainda com um debate ministerial sobre o “Mercado comum de livre circulação de bens e serviços culturais da CPLP”.

Sobre as atividades a implementar durante a presidência cabo-verdiana da CPLP, irão ser debatidos nesta reunião temas como a Bienal de Artes e Indústrias Criativas da CPLP, a Feira do Livro Autores da CPLP, o Atlas do Património Histórico da CPLP/Rede de Museus da CPLP e o mapeamento dos eventos culturais dos Estados membros da organização.