A polícia britânica recorreu este sábado ao uso de armas de fogo, depois de um automobilista ter “deliberadamente” embatido por duas vezes contra a viatura da embaixadora da Ucrânia no Reino Unido, Natalia Galibarenko.

Por volta das 10h locais (10h em Lisboa), o veículo oficial do embaixador da Ucrânia no Reino Unido foi deliberadamente abalroado, quando se encontrava estacionado em frente ao edifício da embaixada, indicou a representação diplomática através de um comunicado citado pela agência France Press.

“A polícia foi contactada imediatamente e o veículo do suspeito foi bloqueado. Não obstante, apesar da ação da polícia, o atacante embateu novamente na viatura do embaixador”, acrescentou o texto. “Em reação, a polícia foi forçada a abrir fogo sobre o veículo e o assaltante”, que foi “detido e conduzido ao posto da polícia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Scotland Yard explicou que está a tratar o homem na casa dos 40, como um suspeito de homícidio na forma tentada, por ter continuado a tentar atingir o carro da embaixadora mesmo depois de os agentes terem disparado e, mais tarde, por ter tentado dirigir o seu próprio carro contra os agentes, segundo explica o The Guardian.

Os agentes dispararam vários tiros e recorreram a uma arma taser para deter o homem, tendo de seguida transportado o suspeito para o hospital. Nenhum funcionário da embaixada foi “ferido”, acrescentou a representação diplomática ucraniana em Londres. De acordo com a BBC, as autoridades não consideram que este caso esteja relacionado com terrorismo.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros britânico, Alan Duncan, já afirmou que conversou com a embaixadora ucraniana e disse-se “muito preocupado” com o incidente.