O ex-Presidente francês François Hollande e o ex-primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt são dois dos convidados da 6.ª edição das Conferências do Estoril, que decorrerá entre 27 a 29 de maio, disse à Agência Lusa fonte da organização.

François Hollande, antecessor de Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, entre 2012 e 2017, vai integrar um painel dedicado ao tema “Perspectivas para o futuro: um guia de antigos líderes para o futuro coletivo” no qual estará também José Manuel Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, e outros dirigentes europeus. O mandato do socialista Hollande como presidente da República de França ficou marcado pela retirada das tropas gaulesas do Afeganistão mas também pelos ataques terroristas em Paris, em 2015.

Guy Verhofstadt, que foi primeiro-ministro belga entre 1999 e 2008, de um governo que legislou sobre a eutanásia, o casamento entre pessoas do mesmo sexto ou a legalização de drogas leves, vai debater a “Globalização versus Novas Alternativas”. Verhofstadt é atualmente líder do Grupo da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa, um grupo centro-liberal no Parlamento Europeu, e representante desta instituição nas negociações do Brexit.

Outras presenças já confirmadas para as conferências do Estoril são as do ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, que vai debater o combate à corrupção com a ex-procuradora-geral da República portuguesa Joana Marques Vidal, e da Prémio Nobel da Literatura Svetlana Alexievich.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR