As forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram este domingo ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli. “As forças do exército nacional derrubaram um avião inimigo que se preparava para ataques aéreos na região de Wadi al-Rabie”, declarou à AFP um porta-voz militar.

Uma fonte do ANL disse à mesma agência que o avião caiu numa zona sob controlo das forças de Haftar e que o piloto saltou de pára-quedas, estando “são e salvo”. Desmentiu ainda rumores de que o piloto tinha sido capturado pelas forças do GNA.

Violentos combates opõem desde 4 de abril as forças do Governo de Acordo Nacional, reconhecido pela comunidade internacional, aos combatentes do Exército Nacional Líbio, autoproclamado por Haftar, que domina a zona leste da Líbia e lançou uma ofensiva para controlar a capital e derrubar o governo. Este domingo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que pelo menos 121 pessoas foram mortas e outras 561 ficaram feridas desde o início da ofensiva, há 10 dias.