Rádio Observador

Alimentação

Depois do novo hambúrguer do Burguer King, é a vez do McDonald’s ser pressionado a ter um hambúrguer vegetal

Mais de 160 mil pessoas já assinaram a petição que pede à cadeia norte-americana uma proteína vegetal. O rival Burger King já lançou um hambúrguer vegan que sabe a carne e até sangra.

Getty Images

O menu do McDonald’s já inclui uma opção vegetariana, mas agora há um movimento que está a pressionar a cadeia de fast food para introduzir um hambúrguer com proteína vegetal. Mais de 160 mil pessoas querem ver a gigante americana a lançar um produto vegetariano, sem especificar o tipo de hambúrguer que pretendem. A petição surge depois de o rival Burger King ter introduzido um hambúrguer vegetal que sabe a carne na sua ementa.

“Está na altura de uma opção saudável e sem carne”. Este é o nome da petição criada por Kathy Freston, uma ativista vegetariana norte-americana. Freston associa um estilo de vida saudável ao “progresso” e diz ser “um passo fácil” para a McDonald’s. A cadeia já conta com uma opção vegetariana no menu — o McVeggie , mas isso não basta.

A intenção dos assinantes será ver a McDonald’s a aproximar-se do Burger King, que lançou o Impossible Whopper, um hambúrguer que, à primeira vista, parece igual a todos os outros, mas é confecionado com recurso a proteína vegetal. Em declarações à revista Fortune, em dezembro, a vice-presidente da empresa, Lucy Brady, disse que o McDonald’s “está atento à proteína com base vegetal” e referia-se especificamente aos trabalhos da Impossible Foods, uma empresa californiana que fez o hambúrguer vegetariano, que sabe a carne, para a Burger King.

O Impossible Whopper dos rivais da McDonald’s sangra e sabe a carne de vaca graças à manipulação da proteína ferro e já está disponível em 59 estabelecimentos nos Estados Unidos. A crítica não é consensual quanto a este tipo de alimentos e o hambúrguer do Burger King já recebeu críticas por conter fermento geneticamente modificado e poucos ingredientes orgânicos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Racismo

A Instrumentalização Política do Preconceito (2)

Vicente Ferreira da Silva e Miguel Granja
132

A ideia de que certos indivíduos membros da espécie humana pelo facto de partilharem alguns atributos arbitrários se esgotam em predicados grupais é objectivamente racista e sexista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)