Em 2018, e à semelhança do que tem acontecido nos últimos três anos, Mark Zuckerberg recebeu apenas um dólar de salário. No entanto, o que não recebeu em ordenado foi compensado com outros gastos, como é o caso da sua segurança pessoal. Segundo um relatório apresentado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), o presidente executivo e fundador do Facebook gastou 22,6 milhões de dólares (19,9 milhões de euros) em segurança, valores que chegam ao dobro se compararmos com o ano anterior.

Destes 19,9 milhões de euros, 17,7 milhões foram investidos na segurança de Zuckerberg e da sua família (em 2017 foram gastos 7,96 milhões de euros). Aqui inclui-se as despesas de Zuckerberg relacionadas com os guarda-costas que o seguem durante as viagens e o serviço de segurança prestado na residência da sua família, quando o empresário norte-americano está ausente. Além destas contas, 2,3 milhões de euros foram utilizados para uso do avião privado, algo que a empresa assegurou como parte do seu programa geral de segurança.

Ainda no documento, o Facebook assegura que Mark Zuckerberg não recebeu qualquer outro tipo de bónus. “Ele não participou no nosso plano de bónus nem recebeu qualquer prémio em ações”, assegura a empresa no relatório.

No total, a média de compensação anual de todos os funcionários da empresa foi de 228,6 milhões de dólares (202,18 milhões de euros), sendo a do seu presidente de 22,6 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR