República do Congo

Presidente da República Democrática do Congo quer conter surto de ébola em menos de três meses

O Ministério da Saúde congolês confirmou mais de 1.200 casos, incluindo mais de 800 mortes. Especialistas em saúde dizem que contenção do vírus pode demorar mais do que o pretendido pelo Presidente.

A Organização Mundial de Saúde decidiu que o surto ainda não é uma emergência global de saúde

STRINGER/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo) disse esta terça-feira que pretende ver o surto de Ébola contido em menos de três meses, ainda que alguns especialistas em saúde digam que pode levar o dobro do tempo.

O Presidente, Felix Tshisekedi, visitou esta terça-feira o leste da RDCongo, onde o surto do vírus do Ébola se tornou o segundo mais mortal da história. O Ministério da Saúde da RDCongo diz que estão confirmados mais de 1.200 casos, incluindo mais de 800 mortes.

A visita de Tshisekedi acontece poucos dias depois de a Organização Mundial de Saúde ter decidido que o surto ainda não é uma emergência global de saúde.

O surto de Ébola deflagrou numa zona perto da fronteira com o Ruanda e o Uganda, onde grupos rebeldes e a resistência das comunidades têm dificultado os esforços para conter a febre hemorrágica. Mais de 100.000 pessoas já receberam uma experimental mas efetiva vacina contra o Ébola.

O mais devastador surto de Ébola a nível mundial foi registado em março de 2014, na Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
10 de junho

A função social da esquerda /premium

Rui Ramos

Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.

PAN

A culpa como arma final /premium

André Abrantes Amaral

Antes o pecador ia para o Inferno; agora destrói a Terra. A Igreja falava em nome de Deus; o PAN fala em nome do planeta. Onde foi buscar tal ideia é o que a democracia tem tido dificuldade em perguntar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)