O indicador de atividade económica diminuiu em fevereiro e indicador de clima económico aumentou ligeiramente em março, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em Portugal, o indicador de atividade económica desceu de 2,4 pontos em janeiro para 2,3 pontos em fevereiro e o indicador de clima económico, disponível até março, aumentou para 2,3 pontos, dos 2,2 pontos registados em fevereiro.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/clima-economico/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”43″ slug=”clima-economico” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/clima-economico/thumbnail?version=1555080437408&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Segundo a Síntese Económica de Conjuntura do INE, o indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em fevereiro, refletindo o contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente.

Já o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo desacelerou em fevereiro, devido ao contributo positivo menos intenso da componente de máquinas e equipamentos.

Na área do euro, em março, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram, com os preços das matérias-primas e do petróleo a apresentarem variações em cadeia negativas de 0,4% e 3,9% respetivamente (1,5% e 8,3% em fevereiro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR