Rádio Observador

Curiosidades Auto

E as 20 melhores músicas para ouvir no carro são…

603

Para a maioria dos condutores, conduzir a ouvir música resulta numa sensação de bem-estar. A ciência explica: isso deve-se à libertação de dopamina. Ouvir este top 20 é meio caminho para a felicidade.

A Seat é o primeiro fabricante automóvel do mundo a integrar a app Shazam nos seus veículos

Quem nunca cantarolou no carro? Ou se riu de ver a figura que fazia o condutor do carro do lado a interpretar com gana uma música? Se cantar no carro faz bem à saúde, como um estudo da Ford já veio provar, ouvir música no carro também contribui de maneira decisiva para proporcionar ao condutor uma agradável sensação de bem-estar. A conclusão é de um inquérito realizado no Reino Unido e conduzido pela Seat, que inclusivamente permitiu identificar quais as 20 músicas mais apreciadas por quem vai ao volante.

Bohemian Rhapsody, dos Queen, lidera a lista das músicas favoritas dos condutores. Ou seja, entre o universo de inquiridos (2.000 condutores com idades entre os 18 e os 84 anos), esta foi a canção mais frequentemente apontada como a ideal para descontrair e relaxar em viagem. Sensações que se explicam com a libertação de dopamina, uma das quatro hormonas (endorfina, serotonina e oxitocina) que concorrem para que nos sintamos felizes. E, de acordo com a pesquisa da Seat, 90% dos condutores admite que ouvir música no carro lhes dá uma sensação de felicidade.

O estudo revela ainda que 84% dos condutores ouvem sempre, ou com bastante regularidade, as suas músicas preferidas enquanto estão ao volante, sendo os géneros musicais mais apreciados o pop e rock.

Abaixo listamos as 20 melhores músicas para ouvir no carro, de acordo com os inquiridos neste estudo. Mesmo que não concorde com o ranking, saiba que há não uma, mas cinco explicações para esta playlist. O músico, produtor e compositor Pablo Cano explica que elas reúnem os ingredientes essenciais para a tal libertação de dopamina: ritmo, harmonia, estrutura, letra e refrão.

Top 20

  1. Bohemian Rhapsody, Queen
  2. Dancing Queen, ABBA
  3. Livin’ on a Prayer, Bon Jovi
  4. I’m Gonna Be (500 miles), The Proclaimers
  5. Eye of the Tiger, Survivor
  6. Walking on Sunshine, Katrina e The Waves
  7. Wake Me Up Before You Go Go, Wham!
  8. Happy, Pharrell
  9. Girls Just Wanna Have Fun, Cindy Lauper
  10. I Gotta Feeling, Black Eyed Peas
  11. Ain’t No Mountain High Enough, Marvin Gaye e Tammi Terrell
  12. Don’t Stop Believing, Journey
  13. Wonderwall, Oasis
  14. This Is Me, The Greatest Showman
  15. Roar, Katy Perry
  16. Hey Ya!, Outkast
  17. I Believe in a Thing Called Love, The Darkness
  18. Three Little Birds, Bob Marley
  19. One Kiss, Calvin Harris e Dua Lipa
  20. Hey Baby!, DJ Otzi

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)