Um rapaz português de 11 anos morreu na noite desta quarta-feira em Coín, na província de Málaga, em Espanha, depois de ser atingido no peito com uma bala de um disparo acidental, avança o La Vanguardia. A criança estaria a brincar com irmão mais novo, de oito anos, com uma espingarda, quando um acidente aconteceu.

O rapaz estava com os pais, numa vivenda em Coín — onde a família se encontrava de férias de Páscoa, na casa de uns familiares, de acordo com o Diario Sur. Na noite de quarta-feira, vários amigos e outros membros da família juntaram-se naquela casa, quando as crianças começaram a brincar com uma espingarda.

As equipas de emergência médica foram chamadas para o local e ainda tentaram reanimar a vítima, durante cerca de 40 minutos — sem sucesso. O óbito acabou por ser declarado no local. A Câmara Municipal de Coín decretou um dia de luto oficial, esta quinta-feira.

As autoridades abriram de imediato uma investigação. O proprietário da arma foi detido por incorrer num crime de homicídio por negligência, segundo o Diario Sur, que não dá mais detalhes sobre quem é esta pessoa e se é ou não familiar da vítima. O proprietário terá sido entretanto libertado, depois de prestar declarações.

O Consulado Geral de Portugal em Sevilha está em contacto com a família da vítima, disse fonte do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Observador. “Foram apresentadas condolências pela trágica perda da vida do cidadão nacional. O Consulado está ainda a realizar os procedimentos administrativos tendo em vista a realização da trasladação. Está também a estabelecer contactos com as autoridades espanholas para que a libertação do corpo possa ocorrer no mais curto espaço de tempo possível”, acrescentou a mesma fonte, numa nota enviada por escrito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR