O centro comercial Almada Fórum, situado no distrito de Setúbal, foi evacuado devido a um incêndio na zona de restauração. Às 23h estavam no local 15 bombeiros e quatro veículos, mas uma hora antes o incêndio já estava dominado, disse fonte da Proteção Civil ao Observador. O alerta foi dado às 21h18 e o incêndio deflagrou num “conduta de extração”. O Fórum “foi todo evacuado por precaução”, acrescentou a fonte.

Pouco depois, “às 23h12 o incêndio é dado como extinto, ainda que o centro comercial se encontre encerrado devido ao fumo intenso, mas com vista à reabertura normal no dia de amanhã [este sábado]”, lê-se num comunicado enviado pelo Almada Fórum à Agência Lusa às 23h50 de sexta-feira. “Cerca das 21h15 de hoje [sexta-feira], 19 de abril de 2019, no centro comercial Almada Forum, soou o alarme de incêndio e foi acionada a equipa de 1ª intervenção do centro conforme ditam as normas de segurança. No 3º piso do centro, deflagrou um incêndio num dos seus restaurantes”, refere o comunicado. Pouco depois, “não sendo suficiente a equipa de 1ª intervenção”, os bombeiros foram alertados.

No Almada Fórum, ouviu-se uma mensagem pelos altifalantes avisando que “por motivos de ordem técnica”, a administração do centro comercial tinha sido “forçada a encerrar” o espaço, refere o jornal digital Notícias ao Minuto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às 23h, o comandante dos bombeiros de Cacilhas, Miguel Silva, afirmou aos jornalistas presentes no local: “As operações de combate permanecem, tendo em conta que o incêndio está localizado numa zona de condutas de extração de difícil acesso. Andamos neste momento ainda a fazer operações de extinção. O incêndio está [ainda] ativo embora circunscrito àquela zona”.

Logo que a nossa parte esteja terminada, entregaremos o centro [de comercial] às equipas de gestão do Almada Fórum. As equipas de manutenção e limpeza irão, por sua vez, fazer uma avaliação dos danos e ver se existem condições ou não [de segurança] naquela unidade de restauração, porque o centro está em perfeitas condições de segurança para poder abrir”, acrescentou o comandante dos bombeiros, que não arriscou prognósticos para a reabertura do Almada Fórum.

https://twitter.com/SimplesmenteBe2/status/1119341977064153090

Devido ao incêndio, “por segurança e questões de logística para as equipas de intervenção”, foi acionado “o alerta geral dado pelo sistema interno de som do centro comercial, com vista à evacuação do mesmo”, lê-se no comunicado divulgado pela superfície comercial. A evacuação do centro, que ficou “totalmente” concluída pelas 21h20, “foi realizada de forma ordeira e tranquila, sem registos de feridos, danos para os visitantes ou para o próprio centro”.