Incêndios

Incêndio na zona de restauração do Almada Fórum extinto, centro reabre este sábado

691

Centro comercial foi evacuado devido a uma incêndio que deflagrou numa conduta da zona de restauração. O espaço foi encerrado por "precaução" mas reabre este sábado

GonVnoG

O centro comercial Almada Fórum, situado no distrito de Setúbal, foi evacuado devido a um incêndio na zona de restauração. Às 23h estavam no local 15 bombeiros e quatro veículos, mas uma hora antes o incêndio já estava dominado, disse fonte da Proteção Civil ao Observador. O alerta foi dado às 21h18 e o incêndio deflagrou num “conduta de extração”. O Fórum “foi todo evacuado por precaução”, acrescentou a fonte.

Pouco depois, “às 23h12 o incêndio é dado como extinto, ainda que o centro comercial se encontre encerrado devido ao fumo intenso, mas com vista à reabertura normal no dia de amanhã [este sábado]”, lê-se num comunicado enviado pelo Almada Fórum à Agência Lusa às 23h50 de sexta-feira. “Cerca das 21h15 de hoje [sexta-feira], 19 de abril de 2019, no centro comercial Almada Forum, soou o alarme de incêndio e foi acionada a equipa de 1ª intervenção do centro conforme ditam as normas de segurança. No 3º piso do centro, deflagrou um incêndio num dos seus restaurantes”, refere o comunicado. Pouco depois, “não sendo suficiente a equipa de 1ª intervenção”, os bombeiros foram alertados.

No Almada Fórum, ouviu-se uma mensagem pelos altifalantes avisando que “por motivos de ordem técnica”, a administração do centro comercial tinha sido “forçada a encerrar” o espaço, refere o jornal digital Notícias ao Minuto.

Às 23h, o comandante dos bombeiros de Cacilhas, Miguel Silva, afirmou aos jornalistas presentes no local: “As operações de combate permanecem, tendo em conta que o incêndio está localizado numa zona de condutas de extração de difícil acesso. Andamos neste momento ainda a fazer operações de extinção. O incêndio está [ainda] ativo embora circunscrito àquela zona”.

Logo que a nossa parte esteja terminada, entregaremos o centro [de comercial] às equipas de gestão do Almada Fórum. As equipas de manutenção e limpeza irão, por sua vez, fazer uma avaliação dos danos e ver se existem condições ou não [de segurança] naquela unidade de restauração, porque o centro está em perfeitas condições de segurança para poder abrir”, acrescentou o comandante dos bombeiros, que não arriscou prognósticos para a reabertura do Almada Fórum.

Devido ao incêndio, “por segurança e questões de logística para as equipas de intervenção”, foi acionado “o alerta geral dado pelo sistema interno de som do centro comercial, com vista à evacuação do mesmo”, lê-se no comunicado divulgado pela superfície comercial. A evacuação do centro, que ficou “totalmente” concluída pelas 21h20, “foi realizada de forma ordeira e tranquila, sem registos de feridos, danos para os visitantes ou para o próprio centro”.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: gcorreia@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)