Hospitais

Casos de sarna detetados no Hospital do Funchal

Doença foi detetada no sábado, num paciente que foi isolado. Apesar disso, utentes e profissionais do hospital também foram afetados. Autoridades reforçam que não é uma doença grave.

Casos foram detetados em utentes e profissionais de saúde do Hospital dos Marmeleiros

Getty Images

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Alguns utentes e profissionais do Hospital dos Marmeleiros, no Funchal, foram afetados pela escabiose, doença vulgarmente designada por sarna, que foi identificada naquela unidade de saúde no sábado, informou, esta segunda-feira, o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram).

“Foi decidido não haver novas admissões de doentes [no serviço afetado] e foram reforçadas as medidas de precaução básicas”, refere o Sesaram em comunicado de imprensa, sublinhando que as medidas incluem a “limpeza aprofundada e desinfeção dos espaços, bem como o reforço na higiene”.

No sábado, 20 de abril, um caso de sarna foi identificado num utente que, por outros motivos clínicos, foi internado no 3.º piso do Hospital dos Marmeleiros e, após o diagnóstico da situação, foram implementadas as medidas de segurança e controlo preconizadas, de forma a minimizar os efeitos junto dos utentes internados e dos profissionais.

A escabiose atingiu, no entanto, profissionais e utentes daquela unidade hospitalar e o Sesaram decidiu avançar com o “tratamento preventivo” a todo o pessoal e doentes “com e sem a doença”.

As autoridades de saúde recordam que a escabiose “não é uma doença grave”, explicando que se trata de uma lesão cutânea contagiosa, causada por um parasita, que tem como principais sintomas comichão, prurido e erupções cutâneas.

O Sesaram refere que as situações de sarna podem ocorrer em qualquer espaço público e, quando identificadas em utentes da Região Autónoma da Madeira, o serviço está “plenamente preparado para tomar as medidas de segurança necessárias para o controlo da situação”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)