“O Presidente dos Estados Unidos da América, Presidente Donald J. Trump, com a companhia da senhora Melania Trump, aceitou o convite de Sua Majestade, a Rainha, para uma visita de Estado ao Reino Unido.” A confirmação foi feita pelo próprio palácio de Buckingham, em comunicado enviado às redações esta terça-feira.

A visita de Trump deverá decorrer de 3 a 5 de junho, dois anos depois de o convite ter sido feito. Não foram ainda anunciados detalhes sobre o programa.

No comunicado, a Família Real relembra que a Rainha também convidou para visitas de Estado os presidentes norte-americanos George W. Bush e Barack Obama.

Reagindo à notícia, a primeira-ministra britânica Theresa Mayreforçou a “parceria profunda e duradoura” entre o Reino Unido e os Estados Unidos. “A visita de Estado é uma oportunidade para fortalecer a nossa relação já de si próxima em áreas como o comércio, o investimento, a segurança e a defesa”, declarou, citada pela Sky News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Casa Branca, por seu turno, afirmou que a visita irá “reafirmar a relação firme e especial entre os Estados Unidos e o Reino Unido”.

Esta não é a primeira viagem de Donald Trump ao país desde que é Presidente, embora seja a primeira visita de Estado oficial — cujo convite inicial foi feito por May pouco depois da tomada de posse do milionário norte-americano, em 2016. Em fevereiro de 2018, Trump cancelou uma “visita de trabalho” ao país que estava marcada, depois de ser conhecido que marcadas várias manifestações. Em julho de 2018, essa visita acabou por acontecer, mas com uma passagem muito curta por Londres, com Trump a encontrar-se com May e a Rainha longe da capital, para fugir aos protestos.

Essa visita, como relembra a CNN, ficou envolta em polémica. Isto porque Trump deu uma entrevista ao jornal The Sun, durante a visita, onde criticou a ação de May, dizendo que a primeira-ministra “não ouviu” os seus conselhos sobre como negociar o Brexit. Já sobre a Rainha, Trump teve palavras mais doces, classificando Isabel II como “uma mulher incrível”, que “nunca cometeu um erro”.

Aquando da visita do Presidente norte-americano em 2018, milhares de britânicos saíram à rua para protestar contra a política de Trump.