Um homem com cerca de 50 anos barricou-se dentro de uma casa na rua Mozart, em Lourdes (no departamento de Hautes-Pyrénées, em França), fazendo reféns a sua antiga companheira e os pais destas. Depois de fracassadas as negociações com o atacante, as RAID — forças especiais da polícia francesa — entraram na casa e retiraram os reféns da habitação. A mulher foi ferida na anca, mas não sofreu danos maiores e está fora de perigo, noticia o jornal local La Republique des Pyrénées.

O homem, um antigo militar, deixou os pais da antiga companheira no primeiro piso, pelo que estes foram os primeiros a ser retirados do local pela polícia. Barricado no piso superior com a antiga mulher, terá disparado várias vezes. A operação policial, contudo, foi concluída com sucesso e sem ferimentos de maior, apesar de este ter ameaçado as autoridades que podia “acabar o trabalho” se estas não saíssem da habitação.

Por precaução, as autoridades chegaram a cortar o fornecimento de eletricidade e gás na casa. O incidente terá tido início por volta das 11h (hora local, 10h em Lisboa), quando o homem, armado, entrou na casa da rua Mozart. As forças especiais da polícia francesa abandonaram o local às 17h35 (16h35 em Portugal continental).

O procurador de Tarbes, Pierre Aurignac, confirmou que o indivíduo já é conhecido pela seu passado de alegada violência. “O louco, de 50 anos, é ex-marido de uma das vítimas, já lidámos com esse senhor”, afirmou Aurignac, citado pelo Depeche du Midi. Outra fonte confirmou ao mesmo jornal que já foram abertos “vários procedimentos por violência contra esse indivíduo”.

(Atualizado às 18h56 com novas informações sobre a operação policial de resgate)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR