As autoridades de Cabo Delgado, norte de Moçambique, estão a preparar-se para apoiar a população e a recolher alimentos, devido à aproximação de uma tempestade tropical que poderá atingir a região nos próximos dias.

“Face à situação, o governo de Cabo Delgado orientou os administradores para permanecer nos seus respetivos distritos e, juntos dos governos distritais, fazer o acompanhamento do fenómeno, orientando a população para o abandono das zonas ribeirinhas e áreas de risco”, disse o governador da província, Júlio Paruque, durante um evento naquela província.

Além destas orientações, as autoridades moçambicanas já estão a organizar mantimentos para fazer face à situação nos distritos que poderão ser afetados.

A tempestade tropical, que se está a formar no oceano Índico, poderá chegar nos próximos dias ao norte de Moçambique, alertou esta terça-feira o Instituto de Meteorologia do país, em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Formou-se um sistema de baixas pressões a norte de Madagáscar e as projeções indicam que poderá atravessar o Canal de Moçambique a partir de terça-feira”, lê-se em comunicado.

A depressão atmosférica poderá chegar à fase de “tempestade tropical severa ao aproximar-se da costa norte de Moçambique, nos próximos dias, afetando a região norte de Cabo Delgado e o sul da Tanzânia”, segundo o instituto.

No passado mês de março, Moçambique foi severamente afetado pela passagem do ciclone Idai, que causou a morte de mais de 500 pessoas no país.

Resilientes e conformados. Na Beira, os moçambicanos convencem-se de que a normalidade voltou