Joe Berardo já recebeu ordem do Tribunal Judicial do Funchal para pagar a dívida de cerca de 6,6 milhões de euros que tem à Caixa Geral de Depósitos. De acordo com o Correio da Manhã, a sentença do empresário foi decretada a 7 de abril e diz respeito a dois créditos do banco público ao empresário madeirense para pagar juros em atraso dos financiamentos da Caixa às suas empresas (Metalgest e Fundação Berardo).

O jornal teve acesso à sentença que revela que a execução desta dívida diz respeito a duas livranças subscritas por Berardo em dezembro de 2015 e junho de 2016. A primeira tem a ver com um crédito de 2,83 milhões de euros para o pagamento dos juros que deviam ter sido pagos em setembro de 2015. A segunda com 3,76 milhões de euros de crédito concedido para pagar os juros vencidos em março de 2016.

Uma funcionária da CGD que foi ouvida em tribunal disse, segundo o jornal, que a venda das ações do BCP dadas como garantia do pagamento do crédito da CGD à Metalgest (empresa de Berardo) “não serviu para cobrir o valor dos juros vencidos a 15 de setembro de 2015”. A livranças foram concedidas porque as empresas não tinha, segundo a mesma funcionária, património suficiente para cobrir o montante da dívida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR