437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Berlim, ator de "A Casa de Papel", canta Grândola Vila Morena para assinalar o 25 de abril

Este artigo tem mais de 3 anos

O ator Pedro Alonso, Berlim em "A Casa de Papel", deixou uma mensagem no final do vídeo: "Pela Liberdade, sempre". Netflix Portugal dedica a página de Facebook à Revolução do 25 de abril.

O vídeo e a fotografia foram publicados nas redes sociais da Netflix
i

O vídeo e a fotografia foram publicados nas redes sociais da Netflix

Netflix/Facebook

O vídeo e a fotografia foram publicados nas redes sociais da Netflix

Netflix/Facebook

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Já viveu em Lisboa e foi pela capital portuguesa que deu os primeiros passos como ator. Esta quinta-feira, em que se comemoram os 45 anos da Revolução de 25 de Abril, Pedro Alonso não está por cá. Mas aceitou fazer uma homenagem ao dia da liberdade para a Netflix Portugal, que aliás dedica a sua página de Facebook ao tema.

Alonso, que veste a pele de Berlim na série “A Casa de Papel”, aparece vestido com o famoso fato de macaco vermelho com que se destacou na série espanhola. E assim que se carrega no “play” do vídeo, surpresa: aparece de cravo na mão e a cantar um excerto do tema “Grândola Vila Morena”, a música de Zeca Afonso que serviu de código aos militares portugueses que avançaram de todo o país para Lisboa a fim de derrubar o regime. O vídeo foi publicado esta quinta-feira nas redes sociais da Netflix e na conta do Instagram do próprio ator espanhol.

No final da sua atuação, Alonso deixa uma mensagem: “Pela Liberdade, sempre”, num português quase perfeito. Também na página do Facebook da Netflix foi publicada uma fotografia de capa dedicada ao Dia da Liberdade com a participação de dois outros atores da série.

Na imagem, Mónica (Esther Acebo), Berlim e Helsinki (Darko Peric) surgem com um cravo na mão e vestidos com o fato que utilizaram durante o assalto à Casa da Moeda espanhola.

A série espanhola, que se tornou um grande sucesso e é agora produzida pela Netflix, popularizou também outro tema relacionado com liberdade e com a resistência italiana contra o fascismo e a ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial: a canção “Bella Ciao”. A série vai ter uma terceira temporada, que estreia no dia 19 de julho.

Em entrevista ao Observador, há um ano, o ator Pedro Alonso já antecipava a existência de pelo menos uma terceira temporada para a série: “Creio que, além de ser uma série de um assalto, é uma série de uma família sem estrutura que está a tentar articular uma maneira pessoal de dar a volta ao sistema. Embora o assalto fosse um ponto concreto da série, eu penso que outro importante é o dessa família que luta contra o sistema como se todos fossem o Robin Hood. Se pegarmos por aí, acho que “Casa de Papel” tem potencial para alimentar mais uma temporada e dar-lhes mais voltas. Agora ou dentro de vinte anos, não sei!”.

Entrevista com Berlín, de “A Casa de Papel”: “Foi em Lisboa que dei os primeiros passos como ator”

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.