O Presidente de facto da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou na quinta-feira os venezuelanos para debaterem durante 20 dias uma “grande mudança na revolução”. “Quero que mudemos tudo o que seja necessário. Peço ajuda ao povo. Quem mais me pode ajudar, a quem mais posso pedir ajuda, se não ao povo? Ajudem-me a mudar tudo o [que está] mal, a melhorar o país”, disse. Nicolás Maduro falava em Caracas, durante um ato com apoiantes, transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV).

“Convoco a um debate prático, teórico, político, estratégico (…). Vinte dias para um debate com resoluções e propostas concretas. Não quero conversa fiada, nem perda de tempo. Ideias concretas para linhas de avanço”, sublinhou.

A Venezuela passa atualmente por uma crise política, económica e social, que se tem agravado nos últimos tempos e que forçou três milhões de cidadãos a abandonar o país. Neste cenário, Juan Gaidó autoproclamou-se Presidente interino da Venezuela, recebendo o apoio da maior parte da comunidade internacional, incluindo Portugal. A 19 de abril, Guidó convocou os venezuelanos para uma “grande mobilização” a 01 de maio, contra o regime de Maduro e para assinalar o Dia do Trabalhador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR