787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os 50 anos de Renée Zellweger, a eterna "Bridget Jones"

Este artigo tem mais de 4 anos

A evolução de estilo, a carreira, as relações e a operação plástica que nunca aconteceu. Renée Zellweger fez 50 anos, um pretexto mais do que redondo para recordar o percurso da icónica Bridget Jones.

28 fotos

Foi uma solteirona britânica, trapalhona e cativante em “O Diário de Bridget Jones”, e uma colega dedicada (e apaixonada) em “Jerry Maguire”. Renée Zellweger fez esta quinta-feira, dia 25 de abril, 50 anos. A data redonda assinala-se numa altura em que a atriz está de volta ao pequeno e ao grande ecrã.

A loira cuja imagem chegou a ser uma espécie de obsessão coletiva vai estrear-se naquela que é a sua primeira produção exclusiva para a Netflix: “What/if” chega já no próximo dia 24 de maio. Mas não é só este trabalho que tem vindo a dar que falar. Para outubro de 2019 está marcada a estreia de “Judy”, longa metragem na qual Zellweger interpreta a icónica atriz Judy Garland — há quem assinale que a personagem pode valer-lhe a entrada em mais uma corrida aos Óscares. Ao longo da carreira, Zellweger foi nomeada em três ocasiões — em 2001, 2002 e 2003 por “O Diário de Bridget Jones”, “Chicago” e “Cold Mountain”, respetivamente — e saiu vencedora à terceira vez.

O filme “O Diário de Bridget Jones”, de 2001, lançou-a definitivamente rumo ao estrelato. A escolha da Renée Zellweger para o papel não foi de imediato convincente e a dúvida era real: conseguiria esta atriz norte-americana, nascida no estado do Texas, dar vida a uma personagem tão unicamente britânica? De sotaque certo na ponta da língua, Zellweger venceu e agradou tanto o público como a imprensa britânica, fazendo do filme um sucesso de bilheteiras no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

via GIPHY

“You had me at hello”. A citação também serve como imagem de marca da atriz. A personagem que Zellweger interpretou ao lado de Tom Cruise em “Jerry Maguire”, filme que passou pela primeira vez em Portugal a 14 de março de 1997, terá certamente contribuído para uma carreira sólida. Porém, o sucesso alcançado levou-a temporariamente a afastar-se do universo cinematográfico durante seis anos. Entre 2000 e 2010, Renée Zellweger entrou em quase 20 filmes. As exigências da profissão cansaram-na e forçaram-na a admitir que precisava de tempo para si própria, para se descobrir enquanto pessoa:

Enquanto uma pessoa criativa, é difícil dizer não a um projeto maravilhoso que surge uma vez na vida. Mas eu estava cansada e não estava a tirar o tempo que precisava para recuperar entre projetos. Estava farta do som da minha voz: estava na altura de me ausentar e de crescer um pouco”, chegou a dizer em 2016 ao E!.

Foi precisamente durante esse intervalo de seis anos que a atriz disse ter encontrado o anonimato, uma condição que lhe permitiu “ter experiências com pessoas num nível humano”, além de ser vista e ouvida, “e não definida por esta imagem que me precede sempre que entro numa divisão”. “Não podemos ser bons contadores de histórias sem ter experiências de vida.”

A alegada operação plástica

Em 2014 a aparência da atriz foi tema de conversa e fez correr muita tinta em diferentes meios de comunicação espalhados pelo globo. O rosto visivelmente diferente de Renée, quando marcou presença na passadeira vermelha da iniciativa anual Elle Women In Hollywood Awards, deixou muitas dúvidas no ar sobre se a atriz teria recorrido a operações plásticas. A diferença notória — Renée chegou a ser confundida com Cameron Diaz no respetivo evento — fez com que a imprensa internacional (e nacional) colocasse a questão: “O que aconteceu à cara de Renée?”.

Dois anos volvidos, a atriz optou por escrever uma carta aberta condenando os tabloides e negando ter feito qualquer operação plástica. “No interesse do jornalismo de tabloide, que lucra do caos e escândalo que conjetura e injeta na vida das pessoas (…), a verdade é reduzida à representação de apenas um lado do argumento ficcional. (…) É um entretenimento tonto, não tem importância e não vejo o porquê de comentar”, começou por escrever numa longa carta então publicada no The Huffington Post.

“Não é que interesse a ninguém, mas eu não tomei a decisão de alterar a minha cara e de fazer uma cirurgia aos meus olhos. Este facto não tem importância real, mas a possibilidade de ter sido discutido por jornalistas respeitados e de se ter tornado uma conversa pública é uma ilustração desconcertante da confusão entre notícias e entretenimento e da fixação da sociedade no físico”, continuou. Zellweger foi ainda mais longe e argumentou não ser segredo “que o valor de uma mulher tem sido historicamente medido pela sua aparência”.

Depois da pergunta, a resposta: a aparência de Zellweger deve-se “a estilo de vida feliz e saudável”

Os homens de Zellwegger

A vida amorosa de Renée tem sido, à semelhença de outras estrelas de Hollywood, bastante atribulada. O seu primeiro grande amor — o músico Sims Ellison — suicidou-se em 1996, na mesma altura em que a atriz contracenava com Tom Cruise em “Jerry Maguire”. Segundo o britânico The Mirror, os dois estiveram juntos cerca de cinco anos. Sims, cuja carreira na música estaria estagnada, acabou com a sua própria vida na sequência de uma alegada depressão. Até hoje, segundo a Folha de São Paulo, Renée visita a campa do ex-namorado quando viaja até à cidade natal.

3 fotos

Em 1999, Renée conhece o ator Jim Carrey, quando ambos protagonizam o filme “Ela, Eu e o Outro”. O par romântico acabaria por se desfazer depois de um curto noivado. Ao que consta, o romance terá terminado porque Jim Carrey teria dificuldades em marcar uma data, isto é, a comprometer-se. Nos anos seguintes, o nome da atriz chegou a ser associado ao de Matthew Perry – Chandler Bing da série “Friends” — e também ao de George Clooney, entre outros. Certo é que Renée namorou com o vocalista da banda White Stripes, Jack White, mas também essa relação haveria de ter um fim.

Em 2005, Renée Zellweger surpreendeu tudo e todos ao casar com o cantor de música country Kenny Chesney. O casamento durou apenas quatro meses, o mesmo tempo de namoro com que o casal subiu ao altar. O romance com o ator Bradley Cooper terá sido aquele que realmente “partiu o coração” a Renée, atriz que desde 2013 está com o músico Doyle Bramhall II.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora