Mohamed Salah chegou a ser apontado ao top 3 da Bola de Ouro no último ano, depois de uma fantástica temporada na estreia pelo Liverpool onde marcou 44 golos em 52 jogos e levou os reds à final da Liga dos Campeões, mas acabou por ficar apenas na sexta posição. Ainda assim, e se há distinções que contam tanto ou mais do que o prémio para o melhor jogador de futebol, o egípcio recebeu uma delas: foi considerado pela revista Time como uma das 100 personalidades mais influentes.

“Penso que está na altura de mudar a forma como tratamos as mulheres na nossa cultura, não é algo opcional. Apoio as mulheres ainda mais do que apoiava antes, por sentir que merecem mais do que aquilo que lhes é dado agora, neste momento”, destacou o avançado em entrevista à publicação, numa longa reflexão sobre o que é hoje o mundo islâmico. Vestido a rigor com um smoking à medida, o jogador deslocou-se aos Estados Unidos para a gala da Time e colocou nas redes sociais uma fotografia já depois desse momento com uma pizza nova-iorquina à frente. As reações, essas, foram muito divididas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

View this post on Instagram

When in NYC… eat like you’re in Rome ?

A post shared by Mohamed Salah (@mosalah) on

“Temos um jogo importante dentro de 70 horas. Por que é que Salah está em Nova Iorque a comer pizzas?”, escreveu um adepto do Liverpool, entre outras críticas (e muitos elogios pelo galardão, acrescente-se) pela proximidade do jogo com o Huddersfield. Mas a resposta não demorou: o egípcio bisou na goleada dos reds por 5-0 e ainda fez história no clube, tornando-se esta noite o jogador com mais golos de sempre pelo clube nos primeiros 100 encontros oficiais realizados.

E para que não sobrassem dúvidas sobre o apoio à grande referência ofensiva da equipa, Jürgen Klopp mostrou todo o seu “orgulho” pela distinção… com uma dose de humor à mistura. “As pessoas no futebol aparecem imenso nas televisões, nos jornais, nesse tipo de situações. Na maioria das vezes, não dizemos coisas muito inteligentes mas o Mo [Salah] é uma pessoa muito inteligente e com um papel de alguém com muita influência. Sim, vi algumas fotografias dele lá, pareceu-me brilhante no seu smoking e vi que esteve com muitas pessoas famosas, como a senhor Targaryen. Se calhar se me tivesse perguntado se queria ir com ele, talvez fosse, mas não perguntou. Foi bom, foi uma boa experiência, voltou e está tudo bem”, comentou o técnico, falando também da imagem do avançado com a protagonista da Guerra dos Tronos, Emilia Clarke.

Em paralelo, a goleada do Liverpool teve outras duas particularidades: é a primeira vez que o conjunto da cidade dos Beatles tem dois avançados com 20 ou mais golos (Salah e Mané) e, em paralelo, a primeira vez que ganha com cinco golos apontados por jogadores africanos – além do egípcio, o senegalês Mané também bisou e o guineense Naby Keita tinha inaugurado o marcador. Tudo sem Roberto Firmino em campo, avançado brasileiro que apresentou algumas queixas físicas e ficou de fora, tendo em vista também o jogo da próxima quarta-feira em Camp Nou frente ao Barcelona para a Liga dos Campeões.

A luta pela conquista da Premier League continua assim ao rubro, com o Liverpool a saltar de novo para a liderança à condição com 91 pontos, mais dois do que o Manchester City que joga apenas no domingo frente ao Burnley depois do triunfo alcançado a meio da semana no dérbi com o United. E para se ter ideia da competitividade da edição deste ano, basta recordar que, desde 1993, 91 pontos chegariam para ser campeão em 20 ocasiões – sendo que faltam ainda duas jornadas por disputar…