Em nota emitida pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric, e divulgada pela ONU News, António Guterres apresentou as suas condolências e solidariedade às famílias das cinco vítimas mortais, ao Governo e ao povo moçambicano. O secretário-geral das Nações Unidas sublinhou a tristeza que sentia ao ver a destruição causadas pelo ciclone Kenneth na província moçambicana de Cabo Delgado.

Guterres garantiu que a ONU e os seus parceiros humanitários estão a apoiar as autoridades locais na avaliação das necessidades e apelou à comunidade internacional para que disponibilize financiamento para garantir a ajuda necessária.

Cheias submergem estrada que liga capital do Norte ao resto de Moçambique

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitário para África Austral e Oriental, Gema Connell, já registara no sábado o choque da ONU pela situação extrema no país: “Vimos do ar algumas das aldeias que ficaram no olho do ciclone e foram totalmente arrasadas. Parece que foram esmagadas por uma máquina de compactar

A imagem que vi relembrou-me os desastres [naturais] mais severos que normalmente vemos nas ilhas do Pacífico: árvores arrancadas pela raiz, casas destruídas”, referiu “Muitas pequenas comunidades estão completamente destruídas, nem uma única casa está de pé. Vi dez comunidades nesta situação”, referiu.

Situação pode piorar durante a próxima semana

Espera-se chuva intensa durante toda a próxima semana, podendo causar cheias. O Instituto Nacional de Metereologia de Moçambique avisa ainda que o ciclone poderá deslocar-se de volta para o oceano, apenas para regressar mais forte nos dias seguintes. As autoridades pediram aos residentes de Mecufi, Chiure, Macomia e Muidumbe que se deslocassem para zonas elevadas, devido ao risco de rutura de múltiplas barragens na região.

O Ciclone Kenneth atinge Moçambique seis semanas depois de o Ciclone Idai causar a morte de pelo menos 602 pessoas no país. O The Guardian indica que os especialistas das Nações Unidas esperam que o Kenneth causa duas vezes mais chuva em Moçambique do que o Idai. A precipitação prevista para a próxima semana deverá ser equivalente a um quarto de toda a precipitação anual no país.

Ciclone Kenneth. Pelo menos 5 pessoas mortas e 700 mil em risco em Moçambique

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) estima em 168.219 o número de pessoas afetadas pelo ciclone Kenneth, na província moçambicana de Cabo Delgado, segundo os últimos dados hoje disponibilizados, que mantêm cinco vítimas mortais em Pemba.

As famílias afetadas são 35.290, segundo o ponto de situação que usa dados preliminares de sábado. Sobre a assistência humanitária, o instituto adianta que há 4.284 pessoas vulneráveis nos centros de acomodação.