O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) decidiu adiar a reunião que estava prevista para terça-feira em que ia analisar a sindicância determinada pela ministra da Saúde à Ordem dos Enfermeiros.

“Na sequência dos recentes desenvolvimentos e contactos com as ordens entende-se não estarem reunidas condições para a realização de uma reflexão aprofundada ou plena sobre a matéria da relação entre as tutelas e as ordens profissionais. Designadamente, para efeitos de prevenir eventuais interpretações de ingerência nas respetivas autonomias dos processos em curso”, refere uma mensagem do presidente do Conselho às ordens profissionais.

O CNOP é atualmente presidido pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas. Na mensagem, a que a agência Lusa teve acesso, o presidente do CNOP indica que será depois agendada nova data para a reunião, sem adiantar quando.

O CNOP tinha anunciado na sexta-feira que esta semana iria analisar a questão da sindicância à Ordem dos Enfermeiros, que esta segunda-feira começou através de elementos da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, por determinação da ministra Marta Temido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de a sindicância ter avançado, a Ordem dos Enfermeiros já disse que irá reagir judicialmente, considerando a fragilidade dos fundamentos invocados para a sindicância, que é no fundo uma averiguação geral.

Ordem dos Enfermeiros vai agir judicialmente contra sindicância determinada por ministra

A bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considera que está a ser alvo de uma perseguição e que a ministra quer condenar os dirigentes da Ordem por delito de opinião.