Rádio Observador

Gripe

Morreu em Luanda doente angolana com Gripe A

Uma mulher que esteve recentemente no Brasil morreu, nesta quarta-feita, com Gripe A em Luanda. A doente manteve-se isolada e as pessoas em contacto direto consigo estão sob vigilância médica.

A Gripe A é uma doença particularmente contagiosa, porque se transmite por via aérea e através do contacto com objetos contaminados

LYNN BO BO/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A doente angolana diagnosticada com a Gripe A (H1N1) morreu, esta quarta-feira, na unidade hospitalar onde se encontrava internada, informou esta quinta-feira a diretora nacional de saúde.

Em causa está um caso confirmado, aparentemente importado, de Gripe A (H1N1), numa mulher que esteve recentemente no Brasil.

Isilda Neves disse que o caso foi notificado a 24 de abril e dois dias depois surgiu a confirmação da doença.

“Efetivamente ontem [quarta-feira] recebemos a comunicação que a doente com o diagnóstico de Gripe A (H1N1) acabou por falecer”, disse Isilda Neves, em declarações à rádio pública.

Segundo a diretora nacional de saúde, foram realizadas análises a quatro pessoas que mantiveram contacto próximo com a vítima, tendo os resultados sido negativos.

Em comunicado divulgado quarta-feira, o Ministério da Saúde referiu que, perante a situação, “foram imediatamente mobilizados todos os subsistemas de saúde” e os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como acionados os mecanismos de prevenção.

A nota dava conta que a doente se manteve isolada e as pessoas em contacto direto consigo se mantêm sob vigilância médica.

“Até ao momento, não se verificaram quaisquer outros casos da doença”, assegurava a nota, apelando à população a manter-se “calma e serena”, uma vez que, segundo a OMS, o facto de se detetar um caso de Influenza A (H1N1) corresponde a um estado de alerta de nível 1, numa escala de 0 a 5.

A Gripe A (H1N1) é uma doença particularmente contagiosa, porque se transmite por via aérea e através do contacto com objetos contaminados.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)