Rádio Observador

Migrantes

GNR resgata 27 migrantes ao largo da ilha de Samos na Grécia

A missão de salvamento deu-se ao largo da praia de Kyriakou e decorreu na passada sexta-feira. Entre os resgatados encontravam-se 8 crianças (com idades entre os 5 e os 8 anos), 3 mulheres e 16 homens

Tiago Petinga/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através de militares destacados na ilha de Samos, na Grécia, resgatou na sexta-feira uma embarcação com 27 migrantes junto à praia de Kyriakou, foi hoje anunciado.

Os militares portugueses integram a missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

Em comunicado, a GNR explica ter sido dado um alerta pelas autoridades gregas durante uma ação de patrulhamento no mar Egeu sobre a existência de uma embarcação suspeita no mar, possivelmente com migrantes a bordo, e que se dirigia para a zona sul da ilha, o que obrigou à realização de uma operação de busca e salvamento.

“Os militares de imediato dirigiram-se para o local, e com o auxílio de equipamentos óticos, acabaram por detetar um pequeno barco de borracha danificado, com cerca de cinco metros de comprimento, o que permitiu resgatar 27 pessoas, das quais oito crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os oito anos, três mulheres e 16 homens”, precisa.

Um dos migrantes, um jovem de 20 anos, teve de ser assistido de imediato pelos militares da GNR, por se encontrar ostomizado e com uma grave infeção, sendo encaminhado para as autoridades de saúde locais, acrescenta a GNR.

A GNR desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

Helena Garrido

É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)