A eurodeputada Ana Gomes criticou esta terça-feira duramente a falta de interesse das autoridades portuguesas nas informações divulgadas pelo hacker Rui Pinto, ao contrário do que aconteceu noutros países europeus, assumindo-se chocada com a situação.

“No caso do Rui Pinto, choca-me que, perante o óbvio interesse público das informações libertadas por Rui Pinto, as mesmas não tenham despertado o interesse das autoridades portuguesas”, afirmou Ana Gomes, durante a conferência “O novo Regime da Proteção de Denunciantes (Whistleblowers)”, promovida pela agência Lusa em Lisboa.

A eurodeputada realçou que, ao contrário do que acontece em Portugal, as informações lançadas por Rui Pinto foram valorizadas pela opinião pública e pelas autoridades de outros países europeus, insistindo que, em Portugal, “ninguém se pôs a caminho para falar com ele [Rui Pinto] e pedir colaboração”, apesar de conhecerem o seu paradeiro e saberem que estava a viver na Hungria.

“Rui Pinto está a ser tratado como um vulgar criminoso, enquanto as autoridades judiciais [portuguesas] atuam a pedido de um fundo de investimento, a Doyen, que nem sequer paga impostos em Portugal. Não há nenhuma razão de proteção de interesse público que explique porque é que as autoridades portuguesas não pediram a colaboração de Rui Pinto. Isto, independentemente de os crimes pelos quais ele é alegadamente acusado sejam julgados”, assinalou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR