A seleção portuguesa Sub-17 completou a qualificação para o Campeonato da Europa só com vitórias mas esse registo totalmente positivo foi interrompido logo na primeira jornada da fase final, que se realiza na Irlanda: o conjunto orientado por Emílio Peixe perdeu no arranque com a Hungria, graças a um golo a dez minutos do final, e ficou em posição delicada no Grupo C.

Esta terça-feira, em Dublin, a seleção precisava de ganhar à Rússia para se relançar na corrida pelo apuramento para os quartos de final, algo que não conseguiu no ano passado, quando ficou no terceiro lugar do grupo, atrás da Noruega e da Suécia. Peixe decidiu então fazer cinco alterações face ao onze inicial que perdeu com a Hungria no sábado — saíam Tomás Esteves, Fábio Silva, Paulo Bernardo, Pedro Brazão e Famana Quizera, entravam Tiago Ribeiro, Filipe Cruz, Bruno Tavares, Tiago Tomás e Gonçalo Batalha.

Portugal começa fase final do Europeu Sub-17 com derrota frente à Hungria

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À entrada para o jogo desta terça-feira, Portugal e Rússia — que também perdeu na primeira jornada, com a Islândia (3-2) — já sabiam que a Hungria tinha vencido os islandeses com um golo de grande penalidade ao minuto 90 (1-2), somando seis pontos e ficando em ótima posição para passar à fase seguinte. Uma segunda derrota, tanto para portugueses como para russos, seria praticamente um guia de marcha para casa. 

Portugal dominou toda a primeira parte, quase não permitindo que a Rússia passasse da linha do meio-campo a não ser através de bolas longas, e chegou com naturalidade à vantagem — logo após a equipa de arbitragem ter anulado um golo a Filipe Cruz por posição de fora de jogo (14′). Aos 16 minutos, uma jogada individual pela esquerda de Gerson Sousa, o mais influente da seleção portuguesa no primeiro tempo, terminou com uma assistência para o coração da grande área, onde Gonçalo Batalha apareceu a rematar para o primeiro do jogo.

Rafael Brito ainda ficou perto do segundo golo, ao ficar na cara do guarda-redes russo, que intercetou o remate do avançado do Benfica (21′), mas o jogo chegou mesmo ao intervalo com Portugal a vencer a Rússia pela vantagem mínima — apesar da enorme superioridade portuguesa, que obrigava o encontro a ter apenas uma direção. Na segunda parte, Portugal voltou a entrar mais forte e chegou ao segundo golo logo aos cinco minutos: grande simulação de Tiago Ribeiro, a soltar Gerson Sousa na esquerda para o avançado do Benfica rematar rasteiro e encostado ao poste para o segundo do jogo (50′).

Até ao final da partida, Filipe Cruz ainda cometeu uma grande penalidade que Schetinin converteu (68′) e os portugueses não conseguiram chegar ao terceiro golo, terminando a partida a sofrer para evitar o empate. Com este resultado, Portugal está no terceiro lugar do Grupo C e precisa de vencer a Islândia, na próxima sexta-feira (17h), para carimbar a passagem aos quartos de final do Campeonato da Europa Sub-17. A Rússia está eliminada e a Hungria está apurada, ainda que as duas equipas ainda se encontrem também na sexta-feira, para cumprir calendário.