O presidente da SAD de um clube de futebol da zona centro do país foi constituído arguido, por suspeita da prática de crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, no âmbito de uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), informou este órgão de policia criminal em comunicado.

Ao que o Observador apurou trata-se do Grupo Desportivo Santa Cruz de Alvarenga, um clube da freguesia de Alvarenga, no concelho de Arouca, dos distritais. O próprio clube e ainda um empresário foram também constituídos arguidos.

O clube foi alvo de buscas por parte do SEF bem como domicílios localizados na zona de Vila Nova de Gaia, Aveiro e Arouca e várias viaturas. “No decurso da operação foram identificados nove cidadãos estrangeiros, praticantes de futebol, oito dos quais haviam manifestado intenção de proceder à respetiva regularização documental ao abrigo de relações de trabalho subordinada, cujos requisitos o SEF irá agora analisar”, lê-se no comunicado.

No âmbito das buscas, foi apreendido material informático e de comunicações e documentos, relacionados com “cerca de quatro dezenas de atletas referenciados”. Esses atletas terão entrado em Portugal “ao abrigo do regime de isenção de vistos para estadias vulgarmente conotadas com turismo” e  tinham já a “intenção expressa e prévia de desenvolver a atividade de futebolista em território nacional”, informa ainda o SEF.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na operação, coordenada pelo Ministério Público, estiveram envolvidas 20 operacionais do SEF.

SEF sinalizou duas vítimas de tráfico de pessoas em Portugal