A vitória da Seleção Nacional Sub-17 feminina no arranque do Europeu da categoria, que se está a realizar na Bulgária, constituiu um marco histórico na trajetória da equipa mas abriu também uma janela de oportunidade para outro registo mais emblemático para o conjunto comando por José Paisana: chegar pela primeira vez às meias-finais da competição. E essa porta abriu-se mesmo, com Portugal a derrotar esta quarta-feira a Dinamarca em Albena e a assegurar a passagem à ronda seguinte após derrotar a Dinamarca por 1-0 com um golo de Marta Ferreira no período de descontos (90+2′).

O sonho continua: Portugal consegue primeira vitória de sempre num Europeu Sub-17 feminino

Depois do triunfo frente à Bulgária por 3-1 no domingo, Portugal encontrou pela frente uma formação escandinava que terminou por duas vezes a fase final do terceiro lugar (2008 e 2012, na última vez em que tinha estado presente) e que, na presente época, como tinha destacado o selecionador na antecâmara da partida, sofrera apenas dois golos ao longo da época. Ainda assim, a Seleção Nacional conseguiu chegar à vantagem mesmo no final com um golo da jogadora lançada aos 75′.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este resultado, Portugal lidera o grupo A da competição com seis pontos, disputando no próximo sábado de manhã o primeiro lugar com a Espanha, atual campeã em título que já venceu quatro vezes a competição e que soma quatro pontos depois do triunfo desta manhã frente à Bulgária por 3-0. A Dinamarca, com apenas um ponto, terá de esperar por uma vitória nacional e um triunfo com quatro golos diante do conjunto anfitrião para aspirar ainda às meias-finais.

No outro grupo, a Holanda lidera com seis pontos depois das vitórias com Áustria (4-1) e Alemanha (3-2), mais três do que o conjunto germânico e a Inglaterra, que venceu esta tarde a Áustria por 2-1 e está ainda na luta pelo apuramento, tendo para isso de fazer um resultado melhor com a Holanda do que a Alemanha no encontro com a Áustria.