Um morto e oito feridos é o resultado de mais um tiroteio numa escola dos EUA, a STEM School Highlands Ranch. Segundo a CNN, dois suspeitos já foram detidos por suspeita de envolvimento neste ataque que decorreu perto da escola secundária de Columbine, palco de um dos mais trágicos tiroteios deste género.

Esta escola que fica nos arredores cidade de Denver tem 1850 alunos inscritos e o Sheriff Tony Spurlock notificou os jornalistas que um dos suspeitos é um rapaz adolescente e o outro é um adulto, com 18 anos, chamado Devon Erickson. Ambos seriam alunos da escola em questão.

O tiroteio terá começado por volta das 14h, hora local (madrugada, em Portugal),  quando os dois suspeitos entraram na escola, num das salas mais interiores, e escolheram como alvo duas turmas, afirmou Spurlock. Uma das vitimas terá sido um aluno de 18 anos.

Funcionários da escola avisaram as autoridades imediatamente e os primeiros polícias terão chegado ao local dois minutos depois de se ter soado o alarme. “À medida que os polícias foram chegando à escola ouviam-se os disparos”, relatou o xerife adjunto Holly Nicholson-Kluth. Houve um confronto entre os suspeitos e as autoridades que culminou na “complicada” detenção dos mesmos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O xerife Spurlock avisa que ainda não sabem se detiveram “todos os envolvidos” porque havia suspeitas de que pudesse haver mais uma pessoa ligada ao ataque. Sabe-se que os suspeitos utilizaram revolveres mas as autoridades já estão a aguardar por mandatos judiciais para investigar as casas dos respetivos e um carro encontrado no parque de estacionamento da escola secundária. Tanto o adolescente como o adulto que foram presos não estavam no “radar” das autoridades, não havia qualquer suspeita que pudessem estar ligados a atividades criminosas. Não foram reveladas mais informações.

Oito estudantes foram encaminhados para hospitais locais, vários deles com ferimentos causados por disparos, e muitos estão em estado critico. A vítima mais nova tem 15 anos. Desse total, cinco foram transferidos para a unidade hospitalar de Littleton Adventist Hospital, na cidade de Littleton; outra vítima foi tratada (já terá recebido alta) no Children’s Hospital Colorado South Campus; enquanto dois outros jovens estavam a ser tratados no Sky Ridge Medical Center, em Lone Tree.

O incidente agitou esta comunidade que ainda ha pouco tempo celebrou o 20º aniversário do tiroteio em Columbine, escola que fica a cerca de 11km. As escolas de Douglas County também estiveram fechadas no passado dia 17 de abril, enquanto as autoridades tentavam encontrar uma mulher da Florida que estava armada e tinha uma obsessão com o massacre de Columbine. A mesma terá feito várias ameaças antes de viajar para a zona em questão, onde acabou por se suicidar.

Artigo atualizado às 10h57